«

»

mar 12

Desafios dos Acervos Digitais

O segundo dia do Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura, realizado em São Paulo pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, apresentou modelos de digitalização de acervos.

Mais de 100 pessoas acompanharam os debates técnicos sobre interfaces colaborativas e arranjos de integração para acervos digitais e refletiram sobre uma política nacional para esses acervos.

Durante as palestras, foi apresentado o projeto do Consórcio de Cartografia Colaborativa, que já desenvolveu mapas culturais colaborativos em todo o Brasil, tendo como objetivo mapear espaços culturais nos municípios e estados do país e estabelecer uma interface com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC.

A professora doutora Maria Clara Paixão de Sousa demonstrou como a Biblioteca Brasiliana, local do seminário, resolve problemas com a digitalização do acervo, tais como o estilo da tipografia de livros antigos, a legendagem de fotos e a digitalização de manuscritos.

Experiências internacionais

Wolfgang Knauff, coordenador de Projeto na Fundação Kulturserver, durante o seminário de São Paulo

No período da tarde, foram apresentadas experiências internacionais na solução de problemas com a digitalização dos acervos. As palestras foram de Jan Molendijk, diretor técnico e de operações do Projeto Europeana, e Wolfgang Knauff, coordenador de Projeto na Fundação Kulturserver.

Molendijk explicou, por meio de videoconferência, os metadados como solução para as diferenças de comunicação entre os acervos digitais, modelo utilizado pela biblioteca digital Europeana, que conta com mais de 14 milhões de itens disponíveis online.

Por sua vez, Knauff mostrou as plataformas para disponibilização otimizada de informações culturais usadas pela Fundação Kulturserver.

Na quarta-feira, dia 13, último dia do evento, haverá debates sobre os esforços para unir todas as iniciativas de forma a garantir e ampliar a digitalização dos acervos e o acesso à cultura.

O Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura acontece no auditório István Jancsó da Biblioteca Mindlin-USP (Brasiliana-USP), localizada na Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, na capital paulista.

Clique aqui para conferir o relato do primeiro dia do evento

(Texto: Nathalia Melati)
(Fotos: Luiz Carlos Murauskas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas