«

»

mar 13

SNIIC em versão beta

Matéria originalmente publicada no Site do MinC

Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais e Cultura, realizado pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, terminou nesta quarta-feira (13/02) com a apresentação da versão beta do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Da esquerda para a direita: Evaristo Nunes, Rafael Oliveira, José Murilo e Américo Córdula da Secretaria de Políticas Culturais (MinC)

O SNIIC, criado pelo Ministério da Cultura por meio da SPC, será o maior repositório de dados sobre a cultura brasileira. O Sistema deve compartilhar informações culturais estratégicas de forma transparente para instituições, órgãos e sociedade em geral.

“Muitas vezes, um produtor quer fazer um evento cultural em outro estado, mas não consegue levar toda a sua equipe. Por meio do SNIIC, ele poderá encontrar profissionais da cultura naquele estado”, afirmou Evaristo Nunes, membro da Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais.

A novidade do SNIIC está em unir o conhecimento técnico da web semântica e do modelo “open data” (dados abertos), com as potencialidades da participação direta da sociedade civil na inclusão de dados culturais através de interfaces típicas das mídias sociais.

Outra função do SNIIC será a de integrar os acervos em processo de digitalização nas diversas instituições que integram o MinC, como a Fundação Biblioteca Nacional, a Cinemateca Brasileira, a Funarte e a Fundação Casa de Rui Barbosa, por exemplo.

A versão beta estará disponível para a inserção de dados na próxima semana no site sniic.cultura.gov.br

Leia também a cobertura dos outros dias do evento que aconteceu de 11 a 13 de Março:
MinC irá promover a digitalização de acervos culturais e históricos no Brasil
Segundo dia do Seminário Internacional apresentou modelos de digitalização e reflexões sobre integração

(Texto: Nathalia Melati
Fotos: Luiz Murauskas)

1 comentário

  1. Miriam Pessoa dos Santos

    Achei muito bom as experiências abordadas. Gostaria de saber que as pessoas que participaram, iram receber o Certificado de Participação através do e-mail.

    Obrigada!

    Miriam Pessoa dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas