Sobre a utilização da plataforma ICD

Colegas,

A @RenataAndreoni, lá de POA, fez uma pergunta sobre a utilização do ICD, a plataforma cuja oficina aconteceu no sábado (06/12) pela manhã. Achei por bem compartilhar a resposta aqui em nosso grupo, e convido-os a explorar as possibilidades do blog e do fórum integrados. Um bom uso deste espaço certamente irá auxiliar bastante nossa empreitada colaborativa.

A plataforma ICD foi instalada na UFPE pela RNP, apesar de que em uma versão anterior em relação a que nos foi mostrada, e temos o plano de utilizá-la no processo do edital. Na avaliação da Coord. de Cultura Digital do MinC, ela está bem preparada para ser utilizada no armazenamento de conteúdo audiovisual, mas ainda não oferece soluções completas para interoperabilidade entre acervos diversos, e as funcionalidades sociais. Neste momento de transição de gestão no MinC, não temos ainda como garantir recursos de desenvolvimento e customização para a plataforma ICD.

Por outro lado, conseguimos garantir recursos para o desenvolvimento de solução de armazenamento distribuído e serviço de metabusca orientada para contemplar as demandas específicas do edital. Se tudo correr como previsto, e pudermos seguir contando com o apoio da RNP nas ações em prol de uma política nacional para acervos digitais, acredito que teremos a oportunidade de reunir em nosso projeto os melhores recursos das diferentes plataformas em teste.

Pelos motivos expostos acima, neste momento indicamos às equipes a utilização do arranjo no CulturaDigital.br, que irá auxiliar na organização integrada dos acervos dos projetos participantes. Com a publicação de itens com os metadados Dublin Core e os filtros semânticos trabalhados até agora pelo grupo, tudo o que for realizado pelas equipes neste arranjo será (re)aproveitado — facilmente exportado, inclusive para o ICD se for o caso — na medida em que pudermos evoluir na definição das soluções de publicação.

Reforço a ênfase em mantermos uma boa comunicação por este espaço, e me coloco à disposição para os esclarecimentos necessários. Apesar de estar em férias no momento, estarei atento para responder o que for mais urgente.

Saudações.
José Murilo

Este post foi publicado emComunicação e tags , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Um Comentário

  1. Publicado 26 de janeiro de 2015 em 19:10 | Permalink

    Olá José Murilo;
    Agradeço o envio da resposta para o grupo, embora esteja vendo apenas agora, me ajuda a pensar nos próximos passos de nossas ações.
    Como o projeto que participo aqui pela UERJ envolve parcerias de diversos outros projetos, que possuem metodologias diferentes estou achando que o ICD, da RNP, poderia ser um melhor caminho. Estou procurando estudar para entender melhor.
    Você teria o contato de quem fez a apresentação para o grupo em Recife?
    Um abraço;

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Pular para a barra de ferramentas