Processadores de Texto

Programas de computador são criados para que realizemos tarefas específicas. O processador de texto é o programa utilizado para escrever no computador, desde um recado até uma enciclopédia.

De certo modo, um processador de texto funciona como uma máquina de escrever; mas com recursos especiais para facilitar e agilizar a edição e formatação de textos.

Microsoft_Word_2013_logo.svg__0

Dentre esses recursos temos a possibilidade de alterar os documentos criados, inserindo e reposicionando parágrafos, substituindo palavras, inserido imagens, tabelas e gráficos. E mesmo depois de gravado, podemos abrir um documento novamente e fazer modificações.

flyer-libreoffice-writer1

Após concluir a edição de um documento, podemos imprimi-lo ou salvá-lo em mídias magnéticas , eletrônicas ou ópticas.

Existem vários processadores de texto, dentre os quais:

Processador

Fabricante/ mantenedor

Licença

602 Text 602 Software

Proprietária

AbiWord Gnome

GPL

Ability Office Word Ability

Proprietária

Corel Wordperfect Corel

Proprietária

Lotus Word Pro Lotus

Proprietária

LyX Comunidade

GPL

Microsoft Word Microsoft

Proprietária

LibreOffice Writer LibreOffice Source Project

LGPL

KWord KDE

LGPL

Apple Pages Apple

Proprietária

 

Publicado em Sem categoria, Suítes Marcado com: , ,

O que é GNU/Linux?

Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.

2757654d93a6a8f401409cae864a5dfe

Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela Fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

Baixe slides sobre o Linux.

Publicado em Sem categoria Marcado com: , , , ,

Redes e Internet

Redes são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais dispositivos possam compartilhar suas informações entre si.

Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e CDs.

 

Para baixar os slides da última aula, clique AQUI.

 

Publicado em Sem categoria Marcado com: ,

Sobre o Windows 7 ou Seven

O Windows 7, ou Windows Seven, é o mais novo sistema operacional da Microsoft (Para quem não sabe Sistema Operacional é um programa básico que controla todo o computador, em outras palavras sem um sistema operacional o computador é um monte de materiais eletrônicos sem utilidade), que veio substituir o Windows Vista e conta com várias surpresas, começando pelos requisitos básicos que são menores que os do seu predecessor, fato inédito até então na família Windows.

screenshot-122

* Para baixar os slides do módulo 2, sobre o Windows, clique AQUI.

Versões do Windows 7:

  • Windows 7 Starter Edition
  • Windows 7 Home Basic
  • Windows 7 Home Premium
  • Windows 7 Professional
  • Windows 7 Enterprise
  • Windows 7 Ultimate

As versões Starter Edition, Home Basic e Home Premium são recomendadas para usuários domésticos, o Windows 7 Starter Edition não vem com a incomoda limitação de usar somente 3 programas simultaneamente como acontece no Windows XP Starter Edition e Windows Vista Starter Edition. A versão Professional é recomendada para usuários de pequenas e médias empresas e conta com recursos adicionais na parte de rede como backup e restauração pela rede e a opção de rodar um programa no Modo Windows XP. A versão Enterprise é recomendada para usuários de média e grande empresa e a versão Ultimate vem com todos os recursos, incluindo suporte a 35 idiomas diferentes e sistema de criptografia BitLocker para disco rígido e discos removíveis.

Fonte: Microsoft


Baixe slides de aula AQUI.

 

Publicado em Sem categoria, Software, Windows Marcado com: , , ,

Planilhas Eletrônicas

Planilha eletrônica é um aplicativo que oferece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados.

baixar-excel-2013

As principais funções das planilhas eletrônicas são:

Planilhas: você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como números, textos e fórmulas.
Pode acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas, caixas de texto e botões. É possível utilizar formatos pré-definidos em tabelas.

Bancos de dados: você pode classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados padronizadas.

b2ap3_large_flyer-libreoffice-calc

Gráficos: você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de escolher tipos pré-definidos de gráficos, você pode personalizar qualquer gráfico da maneira desejada.
Apresentações: Você pode usar estilos de células, ferramentas de desenho,galeria de gráficos e formatos de tabela para criar apresentações de alta qualidade.

Macros: as tarefas que são frequentemente utilizadas podem ser automatizadas pela criação e armazenamento de suas próprias macros.Através de planilhas eletrônicas pode-se realizar desde tarefas simples de uma forma ordenada até atividades mais complexas.
.
FONTE: O que é uma planilha eletrônica?
.
BAIXE Slides com as funções mais comuns em Planilhas Eletrônicas.

Publicado em Sem categoria

InProprietário

InProprietário – O mundo do Software Livre” é um projeto experimental, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi, do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO.

A oposição ao Software Proprietário surgiria no cenário da tecnologia sob idealização do hacker Richard Stallman, para resgatar a liberdade do compartilhamento de softwares e seus códigos-fonte. Era o Projeto GNU, a origem de um movimento do Software Livre. Com a grande contribuição de Linus Torvalds, nascia o GNU/Linux, o novo sistema operacional livre, e diversos outros softwares, à tentativa de universalizar o acesso compartilhado à tecnologia computacional.

Acesse, baixe, compartilhe.

Leia mais ›

Publicado em Sem categoria

Noções Básicas de Hardware & Software

LINUX-PC

Em qualquer atividade humana, verifica-se que a resolução dos problemas consiste em uma série de tarefas, das quais as fundamentais são: decidir o que é e como fazer, e executar as operações. Nas atividades em que se emprega o computador, os homens tomam as decisões e a máquina as executa.

asus_z240_c2_23_8_z240_multi_touch_all_in_one_1202041

A todas as atividades que, a partir de dados conhecidos através de processamento, conduzem a resultados procurados, com ou sem emprego de qualquer equipamento auxiliar, podemos denominar atividades como processamento de dados.

 

No entanto, foi justamente o advento dos computadores que dinamizou de tal forma o tratamento das informações que, a partir daí, é que se vulgarizou a terminologia Processamento de Dados; de modo que a essa denominação, se associa, no presente, a ideia do emprego de computadores.
.
Slides e outros materiais;
Windows 7 – introdução (videoaulas);
Planilhas Eletrônicas – Funções mais comuns em provas.
.
Peço desculpas pelos atropelos, causados pelo número elevado de acessos à conta de e-mail que compartilhei com vocês.
.
Um abraço e até a próxima aula.


“Somos a soma de tudo o que fazemos, mas somos, acima de tudo, o que fazemos para mudar o que somos”.  

Eduardo Galeano

Publicado em Sem categoria

Quem sou eu?

Businessman and business sketch

“Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração, toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão. E me fala de coisas tão lindas que eu acredito que não deixarão de existir, amizade, palavra, respeito, bondade, amor. Pois não quero, não posso, não devo viver como toda essa gente insiste em viver. Não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal (…)”


Pernambucano, de Recife, servidor público, curioso, teimoso, entusiasta do Software Livre, (muito teimoso), inquieto… no mais, um cara normal, como outro qualquer.

Salvar

Publicado em Sem categoria
Pular para a barra de ferramentas