Coletânea De Contos – Antonio Cabral Filho – Edição PPF 2015

CONTOSPPF2015

COLETÂNEA DE CONTOS

Organiação:

Dinair fernandes Pires

Edição:

Projeto Passo Fundo 2015

*

Prezados Amigos, acabo de receber mais esta maravilha, uma coletânea de contos, gênero literário que gosto muito, tanto como leitor como quanto escritor. É mais uma obra realizada pelo Projeto Passo Fundo, esta fantástica iniciava de mentes geniais. A organização é da Dinair Fernandes Pires,  conhecidíssima colaboradora do PPF, com presença destacada  na participação e organização de eventos e projetos nos últimos anos, além de poeta e cronista. 
Contamos ainda, com a “Apresentação” do nosso querido amigo e admirado poeta Pedro Du Bois, que destaca: ” Não há crítica – no sentido acadêmico – a fazer sobre os textos presentas nesta Coletânea, …” . Poderíamos seguir nessa linha, realçando tantos valores extraordiários presentes nesta obra, mas preferimos convidar os distintos amigos a conhecê-la  na íntegra, entrando em contato com a editoria para adquiri-la em formato impresso ou e-book. E-mail: projetopassofundo@gmail.com 
Ficam aqui a satisfação pela minha participação no primeiro livro de contos até o momento e o convite aos amigos  para conhecer mais trabalhos meus no blog  CACTUS URBANOS … http://1antoniocabralfilho.blogspot.com/ , livro de contos em preparo.  Espero que apreciem com todo carinho e registrem as suas impressões. 
***
Página Do Antonio Cabral Filho
no Portal Projeto Passo Fundo

http://www.projetopassofundo.com.br/principal.php?modulo=texto&con_codigo=54245&tipo=texto 
*

Blogs De Contos
1- Coisas Do Tio Pedro – Causos 
http://3antoniocabralfilhobr.blogspot.com/ 
2 – Carpintaria Do Conto – Revista
http://antoniocabralfilho136.blogspot.com.br/ 
3 – CACTUS URBANOS – Livro Em Preparo
http://1antoniocabralfilho.blogspot.com.br/ 
4 – Bruaca De Contos – Livro Em Preparo
http://cabraldobrasil.blogspot.com.br/ 
*

Concurso 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Cachaça * Antonio Cabral Filho – Rj

*

unnamed

ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO

promove  o concurso:

1ª ANTOLOGIA 100 TROVAS SOBRE CACHAÇA

Art. 1º – DO CONCURSO 

O concurso, 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Cachaça, idealizado, promovido e organizado pelo escritor Antonio Cabral Filho, tem a cachaça apenas como tema central, podendo versar sobre quaisquer assuntos correlatos.

Art. 2º – DAS INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever somente autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, com apenas (1) trova por participante.

  • 1º – A inscrição é gratuita. Será aceita no período de 15 de março a 15 de agosto de 2015, com o envio da trova em Time New Romain tamanho 14, espaço simples e resumo biográfico em cinco linhas, através do e-mail antologiabrasiliterario@gmail.com, dirigido à  1ª Antologia 100 Trovas Sobre Cachaça, Org. Antonio Cabral Filho.
  • 2º – A trova, escrita em língua portuguesa, deve ter:

a ) obrigatoriamente, métrica setessilábica;

b ) rima, que poderá ser, abab, abba ou aabb;

c ) os necessários sinais de pontuação;

d ) letras maiúscula, somente, no início das frases que compõem os versos.

Art. 3º – DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões e conferirá notas de 0,1 a 10 cujo resultado será irreversível. As trovas classificadas,  até o limite de cem (100), participarão da 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Cachaça, cabendo,  aos autores a responsabilidade quanto à autoria e inscrição do texto.


Art. 4º – DA 1ª ANTOLOGIA 100 TROVAS SOBRE CACHAÇA

A 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Cachaça terá 100 páginas destinadas às trovas classificadas, o equivalente a uma (1) página por autor, antecedidas de dez (10) páginas a cargo da Comissão Julgadora, resultando em um livro de 110 páginas, em formato e-book (livro digital) que será entregue, via e-mail, aos participantes. A todos, que se interessarem, estará disponível gratuitamente via internet. Será publicado no blog: ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO

http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/

Ficará a cargo dos autores a livre divulgação em outros espaços.


Art. 5º – DAS RESPONSABILIDADES

O promotor do concurso informa que o ato de inscrição significa aceitação das normas, acima expostas, e a consequente liberação da obra para integrar este certame. A divulgação dos resultados será publicada no blog ANTOLOGIA BRASIL LITERARIO, de propriedade do promotor do evento, até 15 de setembro de 2015, seguida da publicação e envio do livro aos autores, conforme Art. 4º .

Parágrafo único – Todos os inscritos terão os trabalhos publicados, um em cada postagem, no blog do concurso.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Rio de Janeiro, 15 de março de 2015

***

1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol * Antonio Cabral Filho – Rj

1ª ANTOLOGIA 100 TROVAS

unnamed

SOBRE FUTEBOL

http://pt.calameo.com/books/0018930738933f97ddafe

* Apresentação *

1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol. Eis o desafio. Após buscar nas redes sociais e pesquisar exaustivamente sobre a presença do futebol como tema de poesia, pude verificar, com bastante surpresa, que FUTEBOL é tema de romance, de filme, de contos, e até de seriados, mas de poesia, muito esparsamente. Encontrei grandes autores apaixonados por futebol que fizeram dele tema de suas produções, mas, por incrível que pareça, esse aspecto não é ressaltado, sequer em suas biografias. Vou deixar aqui o exemplo de Nelson Rodrigues, não por ser tricolor como eu, mas por se tratar de autor que considero da maior importância para a literatura brasileira, que fez do futebol um dos assuntos fortes da sua produção, e, que mesmo se tratando de um autor que desfruta de bastante respeito como criador de grandes enredos e personagens maiores ainda, esse tema é desprezado por seus estudiosos. Mas ao aprofundar um pouquinho mais minhas observações, constatei que na trova o futebol só aparece “de brincadeira”, como algo indigno de ser elevado à categoria dos assuntos nobres, dos grandes temas, capazes de mobilizar a produção trovadorística a ponto de merecer concursos. Por exemplo, encontrei no ano de 2013 apenas um concurso literário que incluiu futebol no conjunto de temas a ser trabalhado, mais nada.

Foi a partir de constatações dessa natureza que o tema subiu à minha cabeça, e, no início de 2014 elaborei o meu projeto e comecei a mostrar aos amigos, na tentativa de angariar simpatia rumo à possibilidade de lançar um concurso. Mas qual! Desgracei a ouvir “ futebol…ah futebol, um…sei não. Não sei nada de futebol!” e por aí a fora. Veio a Copa e encontrei alguém destemido, mais do que eu, que deu-me coragem: A Professora Eliana Ruiz Jimenez, de Santa Catarina, editora do blog POESIA EM TROVAS, que criou e dirige com total competência o Projeto Trova Legenda. Às vésperas do campeonato mundial ela colocou o assunto como tema no mês de junho, reuniu 67 autores ( Link…http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/2014/06/trova-legenda-ate-15072014.html ) e pude ver o quão o mesmo recebe um tratamento restrito. Por quê? Pelo fato de apenas 67

 autores, num país das dimensões do Brasil,  se interessarem por futebol como tema poético, como algo digno de suas preocupações estéticas, e decidi fechar questão: concluí o meu projeto e esperei as águas depressivas da Copa Do Mundo baixarem, para então expô-lo em público. O mesmo foi publicado em 23 de setembro de 2014, marcando o início das inscrições para 15 de outubro (Link…http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/2014/09/concurso-1-antologia-100-trovas-sobre.html  ), apesar dos percalços que o fim-de-ano prometia. Mas agüentei o tranco. Consegui entradas em órgãos oficiais de promoção de concursos literários, no Brasil e no exterior, enviei mais de cinco mil e-mails, e até autores que escrevem trovas sobre futebol e atuam no ambiente trovadorístico nacional fizeram vista grossa.

A ” 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol” é um empreendimento desenvolvido pelo escritor Antonio Cabral Filho, do Rio de Janeiro, através do selo editorial Antologia Brasil Literário,link…http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/  publicado pela  Letras Taquarenses Edições…http://letrastaquarenses.blogspot.com.br/ …

Um dos focos do concurso é trabalhar com temas pouco abordados no universo literário, e o futebol, embora seja paixão nacional, e apesar dos esforços de grandes escritores, ele não é “bem visto” no salão da cultura. Ou seja, futebol é, ainda, coisa de analfabeto, de gente grossa, burra etc. 

Outro aspecto incluso nas preocupações do concurso é o futebol como tema de trova. Isso ocorre pelo fato de alguns segmentos sociais tratá-la como expressão estética DA ELITE, ignorando, de propósito, as suas reais origens, O POVO, que desde os primórdios longínquos, faz dela o seu enlevo das horas de lazer.

Portanto, não me assusta a vista grossa nem os “mixoxos” de certos senhores auto-intitulados latifundiários da trova, pois ela não tem dono, e cada um de nós podemos praticá-la segundo nossos conceitos e gostos, sem dar satisfações, nem a tortos e muitos menos a direitos… 

No entanto, o resultado é exultante!  Segue a relação dos participantes, pela ordem de inscrição: Fhael Drade – BA; Edwine Loureiro – AM; Roque Aloísio Weschenfelder – RS; Ronaldo Júnior – RJ; Geraldo Trombin – SP; Maria Aparecida S. Coquemala – SP; Deise Torres – MA; Erinaldo Silva – MG; Ruth Helmann – MS; Felipe Schneider; Fabiano Sorbara – SP; André dos Santos Amâncio – DF; Vinicius Araújo – PE; Emílio Soares da Costa – ES; Austregésilo de Miranda Alves – BA; José Marques – SP; Oliveira Caruso – RJ; Aurineide Alencar – MS; Roberth Fabris – PR; Arlindo Nóbrega – SP; José Airton Mellega – SP; Arlindo Tadeu Hagen – MG; Edilson Alves de Souza – GO; Rafael Alvarenga Gomes – RJ; Gerson Silvestre Alencar Gonçalves – MG; Antonio Carneiro – RJ; Jéssica Alves – MG; Rodrigo Dalmonico – SC; Walace Nunes – SP; Josenilson Ferreira Leite – PE; Madalena Cordeiro – ES; Noédson Conceição dos Santos – BA; Carlos Vinícius – SP; Lucia Coimbra Araujo – MG; Fernando Paganatto – SP; Mercedes Lisbôa Sutilo – SP; José Vicente Neto – MG; Marcelo Silva – PI; Décio Rodrigues Lopes – SP; Carlos Alberto de Assis Cavalcanti – PE; W. Mota – SP; Jessé Nascimento – RJ; Agenor de Melo Coelho – RS; Ruth Farah – RJ; Raimundo Clementino Neto – PI; MIFORI – SP; Heloisa Crespo – RJ e Antonio Cabral Filho – RJ. 

***

SELETA DI VERSOS – POESIA * ANTONIO CABRAL FILHO – RJ

COLECTÂNEA LITERÁRIA – POESIA DE ANTÓNIO CABRAL FILHO – NA FÉNIX – COM O NOSSO ABRAÇO – CARMINHO E hENRIQUE

FENIX
Prezado Autor e Prezados Leitores,
para visualizarem correctamente todas as páginas desta Colectânea Literária, 
cliquem no link abaixo:
– Ligue o som –

image001-700781

Visite todas as nossas Colectâneas de Arte e Literatura em:
e venha fazer connosco a sua Colectânea Pessoal (GRATUITA)
***
Com o nosso abraço
Carmo Vasconcelos e Henrique Lacerda Ramalho
 ***
Observação:

MEUS AMIGOS,
eu gostaria de compartilhar com todos que ajudaram-me na publicação deste livro, SETETA DI VERSOS, seja na leitura dos mesmos e deixando seus comentários, seja na divulgação dos mesmos em seus blogs, páginas e sites, tornando-os qualificados para a formação desta seleta. Deixo aqui registrado o meu agradecimento a CARMO VASCONCELOS E HENRIQUE RAMALHO
pela publicação deste livro que tanto me emociona!
***

CONCURSO 1ª ANTOLOGIA 100 TROVAS SOBRE FUTEBOL * Antonio Cabral Filho – Rj

*

MEUS AMIGOS, preciso de apoio: na divulgação, na participação e na remessa das inscrições rapidamente, para adiantar a seleção. Nosso concurso  está entrando no “ar” agora” com a força de São Francisco de Assis!
 
ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO
 
promove  o concurso
-portaldoprofessor-
*
1ª ANTOLOGIA CEM TROVAS SOBRE FUTEBOL
 
Art 1º – DO CONCURSO: 
 
O concurso 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol, é concebido, promovido e organizado pelo escritor Antonio Cabral Filho e tem o futebol apenas como tema central, podendo versar sobre quaisquer assuntos correlatos. Será exigido cumprimento de métrica setessilábica e rima abab, abba e aabb.
 
Art 2º – DAS INSCRIÇÕES: 
 
Poderão se inscrever apenas autores brasileiros residentes no Brasil maiores de 18 anos, entre 15 de outubro de 2014 e 15 de janeiro de 2015, VIA EMAIL, com apenas uma (1) trova em língua portuguesa. No ato da inscrição, o mesmo remete o texto digitado em times new roman 14, resumo biográfico de cinco linhas, comprovante de depósito de dez ( 10,00) reais referente a taxa de inscrição na Conta: CEF ag 2905 – 013 – 010778-3 Antonio Cabral Filho, pelo email antologiabrasiliterario@gmail.com,  dirigido a 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol, Org Antonio Cabral Filho.

Art 3º – DA COMISSÃO JULGADORA:

A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, e conferirá notas de 0,1 a 10 e seu resultado é irreversível. Os autores classificados até a quantia de cem (100) farão parte da 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol, cabendo aos mesmos a responsabilidade quanto a autoria e registro do texto inscrito.

Art 4º – DA 1ª ANTOLOGIA 100 TROVAS SOBRE FUTEBOL

A 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol terá 100 páginas destinas aos autores classificados, portanto uma (1) página por autor, em formato e-book – livro digital – que será entregue via e-mail, antecedidas de dez ( 10 ) páginas a cargo da Comissão Julgadora, o que resulta em um  livro de 110 páginas. O livro 1ª Antologia 100 Trovas Sobre Futebol será publicado no blog ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO
http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/ 
ficando a cargo dos respectivos interessados a divulgação em outros espaços e disponibilizado gratuitamente via internet.

Art 5º –  DAS RESPONSABILIDADES:
O promotor do concurso informa que o ato de inscrição significa aceitação das normas acima expostas e a consequente liberação da sua obra para integrar este certame. A divulgação dos resultados será publicada no blog ANTOLOGIA BRASIL LITERARIO,  de propriedade do promotor do evento, até 15 de fevereiro de 2015, seguida da publicação e remessa do livro a todos seus autores, conforme Art 2º.
Parágrafo Único: Todos os inscritos serão publicados um em cada postagem no blog do concurso.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2014
***

La Comuna de Bello – Revista Literária Venezuelana # Antonio Cabral Filho – Rj

LA COMUNA DE BELLO
ANO 0 Nº 2 / 2014
www.casabello.gob.ve
http://casabello.gob.ve/portfolio/la-comuna-de-bello-n-2/ 
 
***
MEUS AMIGOS,
esta revista trás uma retrospectiva da poesia brasileira desde a Semana de Arte Moderna até agora. Confiram! 
Como não podia deixar de ser, toda a retrospectiva é de suma importância, resgata nomes importantes de cada geração de nossa poesia, como Ledo Ivo e Cecília Meireles, mas deságua na atualidade com nomes não menos importantes, como CHACAL, o nosso “menino dia Rio da poesia”, Eucanaã Ferraz, oriundo da zona oeste do Rio de Janeiro e fecho meu comentário com um dos nomes quentes da poesia mineira, o IACYR ANDERSON FREITAS. Por favor, aproveitem!
***

GERAÇÃO 22 # Antonio Cabral Filho – Rj

Oswald de Andrade – internet
***
GERAÇÃO 22
 
O movimento modernista
tinha mesmo que dar certo,
 
pois entronou a paranóia
como essência do poder
 
e estabeleceu que o certo
para o povo brasileiro
 
é ser macunaímico,
sem vergonha nenhuma
 
de ser sem vergonha,
graças à sisudez de Mário
 
e à pandeguice de Oswald,
sem chamar ninguém de 22.
***