O início de tudo..

Segundo os historiadores estamos na era contemporânea, pós-moderna, que se iniciou a partir da Revolução Francesa, onde caiu, pela primeira vez o poder absolutista dos impérios.

Mas na verdade, se observarmos bem, a história da humanidade tem realmente três grandes marcos radicais em seu caminho rumo ao infinito: O fogo, pois manipula-lo trouxe à espécie humana uma liberdade e poder que nenhuma outra espécie de ser que habitava o planeta tinha até então; Depois disso a segunda grande mudança radical que podemos citar é sem dúvida a escrita, pois através dela o ser humano pode, acima de qualquer coisa, registrar e armazenar o conhecimento obtido pela experiência, do agir e do pensar. Isto mudou muita coisa; O terceiro grande avento, contado como um grupo de eventos menores a partir da possibilidade de entendimento e manipulação da eletricidade até o surgimento da Internet e todo o processo de unificação das comunicações em grande escala e totalmente sem fronteiras.

Espetacular a Internet. Nunca antes em sua história a raça humana pensou em algo tão singular como a grande rede. E tenho certeza que daqui para frente a vida de nossa sociedade jamais será algo parecido com o que já foi um dia. Estamos, sem dúvida passando pela maior revolução de hábitos culturais jamais vistos, desde o fogo e a escrita, que certamente ficará marcado na história como o início de uma nova era – a Era do Conhecimento. O ser humano enfim habitará o planeta inteiro como um único grande grupo, independente de região geográfica e cultura.

Com tudo isso, alguns setores institucionais da sociedade devem agilizar seus esforços para criar parâmetros urgentes e eficazes a fim de regulamentar a vida e garantir a Liberdade, Democracia, Direitos Humanos, grupais e individuais e tudo o que se relacionar com a valorização do ser “homo ” que seremos cada vez mais. Não podemos correr o risco de perder o que foi conquistado a duras penas, pelo sofrimento, trabalho e dedicação de tantos que já não estão mais aqui. O grande patrimônio da humanidade, que deve ser preservado a qualquer custo, é exatamente o conhecimento! Este valioso tesouro construído tijolo a tijolo ao longo de tantos séculos, com suor, lágrimas e sangue.

O apogeu das conquistas do conhecimento humano é o meio pelo qual este conhecimento pode estar sendo disseminado a todos, indistintamente, em todos os idiomas, para todas as classes de pessoas: A Internet – Uma grande infra-estrutura física e lógica capaz de tornar a humanidade realmente senhora de si mesma. A educação de todos pode atingir patamares nunca antes imaginados e com isso determinar um fim à ignorância, violência, poder desmedido e desonesto de autoridades injustas e desmerecedoras do cargo que ocupam. Quanto mais senhor do conhecimento, mais esclarecido for o ser humano, mais Justiça e Paz haverá sobre a Terra. Este é o momento de trabalharmos todos juntos neste sentido. Não podemos deixar a Internet cair nas mãos do poder egoísta e usurpador de uma minoria de aproveitadores, ignorantes de visão imediatista que podem destruir o futuro da humanidade com suas ações autocentradas. Precisamos garantir o Direito das singularidades originais de inúmeros grupos ao longo da rede das redes. A multiplicidade infinita de formas de pensar, agir, expressar é algo que confirma a grande capacidade de criação da mente humana. Isto não pode ser barrado. A Internet é o grande meio para consolidar estas expressões.

Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa de abrir este espaço para estas discussões.

Vejam neste link um ótimo projeto, em minha humilde opinião, que deverá começar a mover a grande pedra.

Abraço a todos..

One Response to “O início de tudo..”

  1. really nice article, very impressive. thanks for posting. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

Leave a Reply

*