Projetos em 3D

Os projetos em 3D vêm ajudando a revolucionar a arquitetura no qual conhecemos, eles são a verdadeira representação gráfica dos nossos sonhos na tela do computador.

Os desenhos, ilustrações e os esboços sempre ajudaram a dar forma e representar uma ideia. E bons projetos vem ajudando nesse sentido e fazenda cada vez mais diferença no mundo moderno.

Na arquitetura os projetos vem ganhando cada vez mais recursos e se destacando com opções gráficas. Muitos engenheiro utilizam os programas de projeção em 3D.

De onde surgiu o 3D?

Para entender de onde surgiu os projetos em 3D será necessário voltar seculos atrás, mais precisamente no seculo XVII. Nesse período foi essencial e marca o inicio de projetos arquitetônico em desenhos como forma de representar uma ideia.

Após um breve período com a Revolução Industrial e que houve grandes mudanças tecnológicas, começando assim a ser implementados desenhos arquitetônicos mais modernos. Como já era utilizada nesse peri odo a computação gráfica em produções de filmes, passou a ser também utilizada para projetos de arquitetura.

Com a evoluções dos programas e recursos, os processos começaram a ficar mais automatizados e bem mais simples, elevando os niveis de detalhamento nos projetos como, os móveis, as plantas, os pisos e as paredes. Deixando as imagens cada vez mais parecido com a nossa realidade.

Principal diferença com os projetos 2D

Tando o 3D quanto o 2D pode ser realizado por softwares em potentes (ou nem tanto assim) computadores, porém ambos tem seus pontos fortes e fraco e vai mais da necessidade do operador saber quando utilizar projetos em 2D ou em 3D.

Os projetos duas dimensões ajudam na compreensão de medidas exatas e das proporções de cada ambiente, ajudando ainda mais na visualização de cada elemento da construção. Já os de três dimensões são mais utilizados para o projeto final dando cor e detalhes de cada item no ambiente, aperfeiçoando os acabamentos.

Resumindo os projetos em 2D são produzidos através de sistemas cartesianos e gráficos e o 3D aparece com uma combinação de dados tridimensionais.

Qual a vantagem de utilizar sistemas de projetos?

Os projetos em 3D vai alem de somente aperfeiçoar as representações e ilustrar sonhos.

Ao realizar tal investimento pode se notar a primeira vantagem em relação a custos. Apesar de muitos programas serem pagos (alguns bem salgados), você também encontra programas gratuitos, e mesmo utilizando os programas pagos, com o aumento da demanda e valor de cada trabalho, acaba por assim dizer pagando todo o seu investimento na ferramenta.

A segunda vantagem notada é a facilidade e praticidade ganhada ao passar do tempo para desenvolver modelos. Utilizando essas ferramentas fica bem mais rápido realizar alguns testes, mudar algum detalhe, cor, acabamento e os materiais dispostos no ambiente.

E por ultimo e não menos importante temos o acabamento de obra, podendo ser visualizada e trazer o projeto mais próximo da realidade possível.

Com todos essas vantagens fica a mais importante na minha opinião, o destaque do profissional que a utiliza. Isso porque quando pensamos em um projeto em 3D logo vem a confiança do relacionamento com o profissional e o cliente. Influenciando muito na questão qualidade.

Alguns programas usados

AUTOCAD

O AutoCAD sem duvidas é um dos mais utilizados e está na área a muito mais tempo, desde 1982 mais precisamente.

projetos-3d-autocad

AUTODESK MOMESTYLER

É uma versão gratuita com um processo de criação bem rápido.

projetos-3d-autodesk

REVIT

É um ótimo recurso pois possibilita o compartilhamento do projeto para mais de um projetista alterando em tempo real.

projetos-3d-revit