Oficina de Sons da Arquitetura

100_4313 - Copia

Nessa terça-feira realizamos uma oficina de Sons da Arquitetura, proposta pela Professora Marcela Alvares da Universidade da Fronteira Sul, Campus Erechim. A ideia era fomentar um momento de troca e reflexão com o pessoal da universidade pública local no CEU. Aproximar a comunidade externa ao bairro Progresso e incentivar o contato com o CEU para possibilitar a troca de experiências e compartilhamento de sonhos e memórias.

A intenção da oficina foi de desenvolver a sensibilidade sonora através do contato com o CEU e a reflexão sobre a construção da acústica dos lugares como um mecanismo criativo de interação entre as pessoas e os espaços.

A maioria dos participantes fazem parte do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e pela primeira vez, através da mediação do ArtCidade Erechim com o CEU e a UFFS, os alunos tiveram contato com o Centro. Apesar de existir o projeto “Abraçando o CEU” idealizado pelo coletivo Varanda formado por alunos de arquitetura, poucos deles conheciam o espaço.

Aproximar a comunidade acadêmica do CEU e da comunidade do Progresso foi uma forma que encontramos de dar continuidade às ações de empoderamento do espaço público através da mobilização de possíveis agentes transformadores, pois sabemos que o tempo de 2 meses é muito curto para trabalhar com a autonomia das pessoas do bairro.

Infelizmente o grupo que mais se interessa pelas oficinas, apesar de não possuírem conteúdos academicistas, por enquanto, é o universitário. Realidade que pode e vai ser transformada com o tempo.

Enquanto o ArtCidade Erechim estiver na ativa, estaremos mobilizando os agentes locais a se empoderarem do CEU, inclusive, através de informações e trocas a respeito da 2ª chamada do LabCeus. Tenho certeza que a cidade possui muitas pessoas que poderiam fazer um trabalho mais efetivo e comprometido com a comunidade local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*