«

»

mar 03

GT Glossário da Cultura faz oficina de Ontologias em Brasília

 

940b555eec572990657330b7fab9e375

A IV Reunião da Comissão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais aglutinou pela primeira vez em Brasília o recém formado GT Glossário da Cultura, e começou a discutir a Ontologia que irá compor o sistema, estipulando questões relativas a seus domínios, objetivos, modelos de governança, geração de relatórios e modelos de análises. Uma equipe formada por membros do SNIIC, dos fóruns de cultura dos estados e municípios e do CNPC estiveram discutindo durante os dias 26 e 27 de Fevereiro o que se propõe a ser uma ferramenta chave para a gestão cultural no Brasil.

Por se tratar de um tema onde poucos são especialistas (Ontologia), que trata basicamente da composição de termos e conceitos, buscando estabelecer níveis de proximidade e significação entre eles, a primeira reunião serviu para nivelamento de informações. Foi feito a apresentação dos representantes e entidades presentes da parceria MinC/UFG, universidade responsável pelo convênio para a formação do Glossário.

7d920feb72a9bb43cd3b09ebf2472ef5Os membros da universidade, presentes nas figuras do Professor Dr. Dalton Martins e da Professora Dra. Eliany Alvarenga, dinamizaram a reunião, colocando a pauta da oficina e mostrando projetos experimentais de ontologias e suas potenciais aplicações, assim como a produção de ideias e possibilidades imaginadas para a ontologia da Cultura.

A dinâmica do dia 26/02 se deu através da formação de 04 grupos de trabalho e rodadas de 1:00h de discussão mediado por equipe de apoio da UFG. Os temas presentes em cada grupo eram de Domínio, Objetivos, Questões e Governança. Após a dinâmica que também envolveu o turno da tarde, os participantes puderam fazer a socialização dos resultados.

Segundo a Professora Eliany Alvarenga, a Ontologia da cultura vai permitir “a identificação de áreas que precisam de desenvolvimento e apoio e busca à preservação da memória do conhecimento produzido. E a partir destas ações será possível repensar e planejar”, ressalta.

O Professor Dalton Martins pretende construir o Glossário a partir de uma metodologia colaborativa, onde não só as pessoas presentes nos encontros poderão participar. Os representantes da sociedade civil também poderão socializar a produção com os demais membros do CNPC e pesquisadores da área também terão acesso as informações e poderão colaborar.

970093d6826963ad277e0a649447a2bdLeonardo Germani, Coordenador do SNIIC, disse que o GT foi criado na última reunião do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais em Julho de 2015 e se buscou uma composição que abrangesse a maior diversidade possível dentro do campo cultural. “A questão dos Secretários de Estados e Municípios foi para representar os governos e para representar a sociedade civil não participamos da escolha direta, mas deixamos que o CNPC fizessem as indicações e depois fizemos as análises através da avaliação curricular e de afinidade dos membros dos colegiados”, afirmou.

A ideia de montar esse grupo, segundo Leonardo Germani, é fazer um trabalho bastante “consistente, representativo e que seja bem aceito pela sociedade”. Quanto a ideia de futuras atividades do GT, foi criado um calendário mensal de reuniões, onde a previsão para encerramento dos trabalhos é para Dezembro do corrente ano, onde se pretende entregar os produtos. “Todo este trabalho busca qualificar a gestão cultural, já que de 12 anos pra trás não havia uma política efetiva para a cultura”, ressalta Germani.

A preocupação permeia principalmente a questão da crise no país, que pode inviabilizar o sistema de pagamentos e reuniões por conta de cortes de orçamento. Porém, segundo dados de 2006 para 2014, houve um salto considerável no número de instituições culturais. “Tendo essa qualificação, poderemos ter mais oportunidades de estar mais inserido nas questões orçamentárias e em todas as esferas do governo”, conclui.

 

Extras:
Veja mais infos a respeito da reunião
Conheça o Vocabulários.cultura
Confira aqui a apresentação em PDF da equipe da UFG.

Paulo Zab – Colegiado Setorial de Arte Digital/GT Glossário da Cultura

Fotos: Paulo Zab

2 comentários

  1. Gabriela

    Excelente material e excelente trabalho. Vamos juntos construir e agregar pela cultura e pelas artes!

  2. Foto de perfil de Adriana Veloso
    Adriana Veloso

    Muito bacana o relato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas