HISTÓRIA

18403549_800938360081864_3457023612093718898_n

FUNDADA POR ADENILSON LOPES DA SILVA , A  Associação cultural do grupo uiraçaba de dança e teatro, que ao mesmo tempo atua como um grupo de dança e teatro. Nasceu no dia 03 maio do ano de 2003, sendo no início apenas um grupo de dança indigina uiraçaba, que veiculava informações de valorização da cultura indigena, que tinham ligação com estilos de dança como o dança indigena, axé.

OBJETIVO

Com o objetivo de poder de servir e intervir mais diretamente junto à população do seu municipio, o grupo inaugurou no decorrer desses anos  os primeiros Núcleos de Cultura na cidade de Surubim-PE, que foi extremamente importante para o início dos trabalhos sociais da ASSOCIAÇÃO CULTURAL UIRAÇABA. Com o tempo, esse núcleo começou a ganhar oficinas de dança e modalidades que abriram as portas para muitas outras oportunidades.

Naquela época, o objetivo a ser alcançado já tinha sido traçado e acompanha os projetos do grupo até os dias de hoje: oferecer uma formação artística e cultural para jovens que moram na periferia, bairros e zona rural da nossa cidade, para que dessa forma, consigam construir sua cidadania, ficando longe do mundo do crime e das drogas e servindo de exemplo para outros jovens na mesma situação, alcançando um efeito multiplicador. Passado alguns anos desde o início, os projetos da ASSOCIAÇÃO CULTURAL UIRAÇABA começaram a se aperfeiçoar, criando novas oportunidades e apresentando resultados satisfatórios.

No ano de 2017, o projeto uiraçaba-zumba na comunidade, que marcou a história da Associação Cultural Uiraçaba, com varios espaços novos e bem estruturado. Com ele, os trabalhos começaram a serem feitos com mais planejamento e qualidade, tornando tal iniciativa um exemplo para outras associação cultural uiraçaba– Surubim-PE. Desde o primeiro dia de atividade, o P-U-Z-C é um dos projetos que mais crescem no Brasil.

Atualmente

Hoje em dia, a associação cultural uiraçaba desempenha seus trabalhos em treze comunidades diferentes. Dentre todas as atividades oferecidas, a dança tem se mostrado a mais eficiente em atrair jovens para participarem dos projetos. Tanto é que atualmente no bairro Santo Antonio e São Joséexistem mais de 50 participantes,

  • GRUPO DE DANÇAS UIRAÇABA.
  • GRUPO DE DANÇA PALHA DO COQUEIRO.
  • PROJETO UIRAÇABA ZUMBA NA COMUNIDADE.

Na Escola Ermelinda de Lucena Barbosa foi onde tudo começou o ano de 1998 a formação do grupo uiraçaba de dança, depois de cinco anos de lutas que conseguimos fundar a associação em 2003, e graças a Deus e aos incentivos dos participantes dessas comunidades, que nossa associação cultural uiraçaba já é conhecida como um lugar que cria arte e cultura, e leva bem estar qualidade de vidapara todos.

aqui a cultura acontece de verdade

Pular para a barra de ferramentas