Automores Online

Dicas para Veículos para Quem é Atualizado!

5 Coisas para verificar antes de viajar de carro

Viajar de carro é uma ótima forma de conhecer mais o trajeto. A ida ao destino permite paradas, conta com o conforto de sair de casa já no veículo sem deslocamento ou embarcar bagagem. Necessita também de alguns cuidados e verificar algumas coisas antes de sair de casa. Saiba mais!

2263cb3cac68fa7d4b9505a128487c73

Viajar de carro vale a pena?

Esta é uma grande dúvida de quem está querendo organizar as malas nas próximas férias. A resposta é: depende. A distância é um fator importante. Uma longa viagem de alguns dias pode não ser bacana para enfrentar de carro se há um limite de dias para curtir o local do destino. Quem está na região sul e deseja ir para o nordeste mas só tem cinco dias de férias, por exemplo, perderá muito tempo no trajeto. 

bf73b18845346e612c1741a085fbdc46

Em contrapartida a própria viagem de carro pode ser um passeio. É possível conhecer cidades novas, parar onde quiser e curtir todo o caminho de forma diferente. Conhecer novos destinos e até encontrar novas rotas, parando alguns dias em outras cidades.

Viajar motorizado com crianças pode não ser a melhor escolha. Elas não possuem muita paciência para trajetos longos e cansam rápido. Pessoas idosas também não suportam muito tempo na mesma posição. É importante analisar todos os pontos antes de escolher colocar o pé na estrada em um veículo de quatro rodas.

Algumas vantagens de viajar de carro são:

  • Limite de bagagem bem maior sem pagar taxas extras;
  • Poder levar mais gente com menor custo (pode até dividir combustível entre os amigos);
  • Há a possibilidade de estender a viagem por mais dias sem perder a passagem.

Coisas para verificar antes de viajar de carro

Se a escolha é por sair de casa de carro na próxima viagem de férias é preciso ter todo o cuidado possível. Cinco pontos a serem analisados que não podem ser esquecidos são:

Documentação do veículo

Sempre há fiscalização nas estradas brasileiras pela Polícia Rodoviária Federal ou policias locais de sua cidade de destino. Carros com o licenciamento 2018 atrasado são considerados ilegais e podem ser apreendidos. O emplacamento deve estar correto, assim como o documento do veículo.

Revisão do motor

Viajar com segurança é crucial. Faça um check up na oficina de confiança sobre o estado do motor, analisando possível troca de óleo, alinhamento e balanceamento e outros pontos importantes. Muito melhor prevenir danos do que necessitar correr atrás na estrada sem oficinas próximas. Avalie o estado do step também.

Abastecimento antes de sair casa

Não conte com postos de abastecimento na estrada. Dependendo do destino haverá uma longa quilometragem entre um posto de gasolina e outro, podendo deixar você na mão. Deixar o tanque cheio antes de sair é a melhor forma de garantir uma longa distância antes de surgir a necessidade de nova recarga. 

Todos estão com documentação na mão?

Todos os passageiros precisam portar documento pessoal oficial de identificação com foto. Caso tenham plano de saúde é importante levar a carteirinha do plano também. Crianças menores de 18 anos anos devem ter seus documentos, assim como seus pais.

Rota da viagem

Algumas cidades são bem sinalizadas, outras não. Verificar o mapa e ter consigo uma rota memorizada facilita bastante. Confiar no GPS nem sempre é bacana porque ele pode não funcionar bem. Vale uma revisão também no aparelho para não te deixar na mão. 

 

 

6 Coisas para saber antes de pedir demissão

Existem duas formas de deixar de trabalhar em uma empresa: sendo demitido ou pedindo demissão. Das duas maneiras o trabalhador perderá seu vínculo empregatício, mas são formas diferentes de sair da empresa e  com algumas mudanças significativas. Saiba mais!

job-interview

 O que você precisa saber antes de pedir demissão

Pedir demissão pode ser a melhor coisa que vai acontecer com um trabalhador. Se ele não está satisfeito na empresa ou ela não valoriza a sua dedicação, pode ser melhor tentar uma outra oportunidade e abrir a vaga para o interessado.
Mas antes de pedir demissão é preciso saber que:

1 – Você não terá direito a seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício fornecido ao trabalhador quando a empresa quebra o vínculo empregatício. Quando o processo parte do funcionário não há direito ao pequeno valor pago por até seis meses para ajudar a manter as contas em dias até conseguir uma nova vaga.

2 – É preciso de aviso prévio

O aviso prévio é a forma que a empresa tem de se organizar para ocupar a vaga deixada por você. Por lei o trabalhador deve avisar em no mínimo 30 dias antes que deixará a empresa. Mas quanto antes você puder conversar com seu chefe sobre o assunto melhor.

2126_pt5_5

3 – Você precisa avisar pessoalmente aos superiores

Existem diversas formas de pedir demissão. Pode ser por e-mail, uma carta ou até mesmo enviando um recado, mas nenhuma delas é profissional. Todos os laços empregatício são importantes da formação de um bom currículo e receber posteriormente boas referências.

Encerre o seu vínculo empregatício da melhor forma possível e conversar pessoalmente sobre a sua saída é um dos pontos a ser encarado. Costumeiramente não é uma tarefa agradável mas vale a pena pensando em um contrato futuro com a empresa ou na busca de referências em uma nova entrevista de emprego.

4 – Possivelmente não poderá voltar para empresa

São raros os casos de contratados que consegue retornar para empresa pode pedir demissão. A menos que a sua relação seja muito boa com os donos e seus supervisores, saiba que está dando um passo adiante e não terá volta. Pense bem antes de tomar a decisão.

job-interview-1

5 – Planeje as mudanças da renda

Se está saindo com outro emprego em vista garantido é um bom quadro para enfrentar. Mas se não é essa situação planeja as mudanças financeiras para os próximos meses ou anos.

Algumas mudanças podem chocar como a ausência de um plano de saúde e ajuda financeira para transporte. É tempo de reduzir gastos ao máximo porque o novo emprego pode demorar.

6 – É necessário manter uma boa relação com o seu antigo chefe

Mesmo não gostando da empresa e o motivo de pedir demissão é total insatisfação, a experiência está no seu currículo e carteira de trabalho. Não se pode ignorar uma experiência com assinatura em carteira porque o novo empregador vai perguntar como foi trabalhar em tal empresa e qual o motivo da saída. Se não perguntarem para você possivelmente vão entrar em contato com o antigo empregador para buscar informações.

Sempre é importante manter as relações em aberto com os chefes e supervisores do departamento.

Mesmo o motivo da saída da empresa sendo a insatisfação é necessário manter sigilo e as boas relações por quanto tempo for necessário!

DETRAN PE divulga calendário de pagamento do licenciamento 2017 

Proprietários de veículos emplacados no Estado de Pernambuco já podem se preparar para pagar seus tributos. O calendário de 2017 já foi divulgado com as datas de pagamento dos impostos obrigatórios para licenciamento 2017. Saiba mais!

IPVA 2017 em Pernambuco deve ser pago em janeiro

O Detran e Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz PE) divulgaram uma mudança significativa no calendário de arrecadação de 2017. O Imposto Sobre Propriedade do Veículo, sempre pago no primeiro trimestre com data limite até março, passou a ser arrecadado em janeiro.

O IPVA soma-se seguro obrigatório, o DPVAT, como taxas necessárias para quitação para manter o veículo devidamente regularizado. Só com o pagamento dos tributos é possível obter a nova via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). O documento é de porte obrigatório e sem o seu devido pagamento o veículo é considerado irregular.

O documento é enviado para a residência do contribuinte quando o pagamento dos impostos é cadastrado no sistema. E caso o envio não acontece por algum erro no Detran, é só procurar uma unidade de atendimento do departamento de trânsito para solicitar a impressão.

Como funciona o licenciamento obrigatório de veículo?

licenciamento 2017 não trouxe mudanças para o proprietário de veículo automotor. O pagamento do IPVA se mantém na base, com as taxas a serem pagas em pagamento único ou em parcelas. O DPVA está unido no mesmo boleto enviado pela Sefaz para a residência do contribuinte.

O documento de licenciamento é de impressão automática do Detran. Todos os motoristas devem andar com ele em mãos e de fácil acesso. A data limite é informada pelo departamento de trânsito.

Não estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) atualizado é considerada uma infração grave. Gera uma multa no valor de R$ 293,47 e reboque do veículo para um pátio do Detran. É preciso pagar taxa de reboque e aluguel do espaço diário para reaver o bem.

Licenciamento 2017 em outros Estados

Cada Estado possui suas próprias datas e taxas. O valor do IPVA não é o mesmo para todos os brasileiros, varia por Estado. Em São Paulo, por exemplo, as taxas devem ser pagas até o terceiro mês do ano. Você pode se informar mais neste site que mostra tudo sobre licenciamento 2017.

Já em terras mineiras traz algumas novidades. Uma delas é totalmente tecnológica: o contribuinte pode consultar seus débitos e outros serviços de licenciamento Minas Gerais  através de um aplicativo. Disponível para download na loja Play Store do Android, o programa ajuda a consultar e gerar boletos de pagamentos dos tributos de trânsito.

O que acontece se não fizer o licenciamento?

Licenciar quer dizer tornar legalizado um veículo para circulação nas ruas. Se há pendências então há débitos com o órgão de trânsito e o contribuinte deve quitá-los o mais breve possível.

O não pagamento das taxas devidas pode gerar multa e apreensão do veículo também. O veículo só será liberado com o pagamento das taxas.

Fonte: http://licenciamento2017.com/

Carteira de Habilitação Internacional: Saiba como tirar a sua!

Motoristas habilitados no Brasil para dirigir em alguns outros países necessitam de Carteira de Habilitação Internacional. O documento permite o aluguel e condução de veículo em outras nações da mesma forma que você faria em nosso território. Se está com viagem marcada vale a pena se informar mais.

renovar cnh vencida 3

O que é uma Carteira de Habilitação Internacional?

A Carteira de Habilitação Internacional ou PID (Permissão Internacional para Dirigir, como é chamada pelo Detran) é um documento que valida a sua habilitação brasileira em outros países. Não são todos os países que exigem mas em muitos casos é possível dirigir ou apenas alugar um carro apenas se tiver com o documento em mãos.

Países da América Latina por conta do Mercosul não necessitam de CNH Internacional. Muitos países da Europa e Oceania também não mas o documento evita problemas. Alguns oficias de trânsito em outros países podem não conseguir ler seus documentos em português ou mesmo não conhecer o tipo de documento. Quanto mais você facilitar a viagem melhor.

Em alguns locais não é permitido o aluguel de veículo sem esse tipo de habilitação também.

Como funcional a Carteira de Habilitação Internacional?

Quando retirado o documento tem validade em todos os países. Logo, não é preciso se habilitar para cada país que você for viajar. Um documento apenas e ele pode ser usado em diversos locais.

Este tipo de habilitação é emitido automaticamente mas apenas para quem já possui a sua CNH. Então se não está habilitado no Brasil não pode dirigir em outros países também.

Na direção em estradas e ruas internacionais funciona da mesma forma que no Brasil. Um policial de trânsito vai solicitar a carteira e consultar se ela é válida. Caso seja você volta a dirigir tranquilamente. Caso não deverá sair do veículo e pagar os devidos tributos.

CNH internacional 4

Como tirar uma Carteira de Habilitação Internacional?

O documento possui validade igual a sua Carteira Nacional de Habilitação. Se você solicitar a sua permissão internacional de direção hoje e sua CNH vence em um ano, sua PID vai vencer também e vai precisar de outra.

Se você não tem uma habilitação não poderá ter a PID até completar o período de um ano após se habilitar. Durante a carteira provisória não é possível se habilitar internacionalmente. Uma boa dica é tentar uma CNH Social, programa do Detran para habilitação gratuita.

O processo varia de acordo com o Detran de sua cidade mas no geral ocorre da seguinte forma:

  • Entre no site do Detran de sua cidade;
  • Procure pelo link PID – Permissão Internacional para Dirigir;
  • Clique no link e informe seu CPF e data da primeira habilitação;
  • Um boleto será gerado. Pague e receberá o documento via Correios ou na sede do Detran em até 30 dias, depende do procedimento de sua cidade.

A taxa a ser paga para uma PID varia de acordo com o Estado e atualmente pode ir de R$ 50 a R$ 500. Como sofre reajustes constantes é importante se manter atualizado no mês pretendido de solicitar o documento. No site do Detran há o valor da taxa atualizado sempre.

Como Renovar CNH Vencida: Tire Todas as Duvidas

A CNH ou Carteira Nacional de Habilitação possui validade de cinco anos. Finalizado este prazo você tem 30 dias após a data marcada no documento para renovar a CNH vencida. A boa notícia é que o processo é simples e fácil, ao contrário do que muitos donos de carros pensam. Para aprender o passo a passo de como renovar sua CNH vencida é só ler nosso artigo a seguir.

 renovar cnh vencida 2

Quando estou com a CNH Vencida?

Se a data de validade escrita na sua habilitação é superior a 30 dias da data atual, sua habilitação está vencida. Este período de validade existe para o Detran controlar a qualidade dos motoristas nas ruas. Após cinco anos o condutor deve voltar à sede do Detran mais próxima de sua residência com seus documentos pessoais e solicitar a renovação.

A ideia é manter o trânsito o mais seguro possível. Em cinco anos muita coisa pode mudar na vida do motorista como estar com a visão incapacitada, sua coordenação motora estar afetada e não ter condições de ser mais um condutor. Caso o condutor não esteja apto a dirigir sua carteira será suspensa.

Quem pode e quem não pode renovar a CNH vencida?

O prazo é de cinco anos para motoristas até 64 anos e de três anos para os acima dos 65 anos.

Podem renovar a CNH:

  • quem não estiver com multas pendentes
  • quem for aprovado nos exames de aptidão física
  • quem for aprovado nos exames de aptidão mental – para motoristas de atividade remunerada

Não pode renovar a CNH:

  • quem estiver somando mais de 21 pontos na carteira por multas
  • quem estiver com multas não pagas
  • quem for reprovado nos exames de aptidão física e mental

renovar cnh vencida 3

Documentos para renovar a CNH vencida

Os documentos necessários para renovar a habilitação são:

  • documento de identificação com foto (não pode ser a sua habilitação, ela já não é mais válida) – identidade, carteira de trabalho ou passaporte
  • comprovante de residência dos últimos dois meses

O que fazer para renovar a CNH Vencida?

Com seus documentos em mãos é só ir até uma das estações de atendimento do Detran e fazer o agendamento do processo. Não é feito online, apenas pessoalmente. Você vai marcar o dia dos exames e aguardar o resultado direto no site do Detran de sua cidade.

Exames para renovar a CNH vencida

Os condutores serão submetidos a exames simples e rápidos para saber se sua habilidade de dirigir continua intacta. Os exames são:

  • exame de aptidão física e mental – com um médico que irá avaliar a coordenação motora e capacidade de visão de audição
  • avaliação psicológica – apenas para motoristas com atividade remunerada como de transporte de passageiros e cargas, taxistas, dentre outros.

Paga para renovar a CNH vencida?

Sim, é cobrada uma taxa pelo serviço. Os valores a serem pagos ao Detran são:

  • Renovação do documento – R$ 85,84
  • Exame de Aptidão Física e Mental – R$ 65
  • Avaliação Psicológica – R$ 80

A taxa é paga por boleto bancário. O condutor vai até o Detran, abre o processo e recebe o documento para o pagamento e só então volta para fazer o agendamento dos exames.

Fonte: http://proximocarro.com/

© 2017 Automores Online

Theme by Anders NorenUp ↑

Pular para a barra de ferramentas