Viajar de carro é uma ótima forma de conhecer mais o trajeto. A ida ao destino permite paradas, conta com o conforto de sair de casa já no veículo sem deslocamento ou embarcar bagagem. Necessita também de alguns cuidados e verificar algumas coisas antes de sair de casa. Saiba mais!

2263cb3cac68fa7d4b9505a128487c73

Viajar de carro vale a pena?

Esta é uma grande dúvida de quem está querendo organizar as malas nas próximas férias. A resposta é: depende. A distância é um fator importante. Uma longa viagem de alguns dias pode não ser bacana para enfrentar de carro se há um limite de dias para curtir o local do destino. Quem está na região sul e deseja ir para o nordeste mas só tem cinco dias de férias, por exemplo, perderá muito tempo no trajeto. 

bf73b18845346e612c1741a085fbdc46

Em contrapartida a própria viagem de carro pode ser um passeio. É possível conhecer cidades novas, parar onde quiser e curtir todo o caminho de forma diferente. Conhecer novos destinos e até encontrar novas rotas, parando alguns dias em outras cidades.

Viajar motorizado com crianças pode não ser a melhor escolha. Elas não possuem muita paciência para trajetos longos e cansam rápido. Pessoas idosas também não suportam muito tempo na mesma posição. É importante analisar todos os pontos antes de escolher colocar o pé na estrada em um veículo de quatro rodas.

Algumas vantagens de viajar de carro são:

  • Limite de bagagem bem maior sem pagar taxas extras;
  • Poder levar mais gente com menor custo (pode até dividir combustível entre os amigos);
  • Há a possibilidade de estender a viagem por mais dias sem perder a passagem.

Coisas para verificar antes de viajar de carro

Se a escolha é por sair de casa de carro na próxima viagem de férias é preciso ter todo o cuidado possível. Cinco pontos a serem analisados que não podem ser esquecidos são:

Documentação do veículo

Sempre há fiscalização nas estradas brasileiras pela Polícia Rodoviária Federal ou policias locais de sua cidade de destino. Carros com o licenciamento 2018 atrasado são considerados ilegais e podem ser apreendidos. O emplacamento deve estar correto, assim como o documento do veículo.

Revisão do motor

Viajar com segurança é crucial. Faça um check up na oficina de confiança sobre o estado do motor, analisando possível troca de óleo, alinhamento e balanceamento e outros pontos importantes. Muito melhor prevenir danos do que necessitar correr atrás na estrada sem oficinas próximas. Avalie o estado do step também.

Abastecimento antes de sair casa

Não conte com postos de abastecimento na estrada. Dependendo do destino haverá uma longa quilometragem entre um posto de gasolina e outro, podendo deixar você na mão. Deixar o tanque cheio antes de sair é a melhor forma de garantir uma longa distância antes de surgir a necessidade de nova recarga. 

Todos estão com documentação na mão?

Todos os passageiros precisam portar documento pessoal oficial de identificação com foto. Caso tenham plano de saúde é importante levar a carteirinha do plano também. Crianças menores de 18 anos anos devem ter seus documentos, assim como seus pais.

Rota da viagem

Algumas cidades são bem sinalizadas, outras não. Verificar o mapa e ter consigo uma rota memorizada facilita bastante. Confiar no GPS nem sempre é bacana porque ele pode não funcionar bem. Vale uma revisão também no aparelho para não te deixar na mão.