Abono PIS – Como Funciona?

Todo trabalhador brasileiro, devidamente registrado em empresa privada, tem direito ao PIS, que anualmente paga o benefício de acordo com o calendário PIS 2019 para aqueles que preenchem os requisitos exigidos. Este abono tem o valor de 1 salário mínimo vigente no país e o pagamento pode ser feito de várias formas, sendo elas:

Abono Salarial Pis 2017

Abono Salarial Pis 2017

  • Através de crédito em conta se o trabalhador possuir uma conta individual na Caixa Econômica Federal que esteja sendo movimentada nos últimos meses;
  • Por meio da folha de pagamento se a empresa tiver um convênio com a Caixa Serviços Socais;
  • Através dos terminais de auto-atendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e também nas casas lotéricas sendo que para isto será preciso utilizar o Cartão Cidadão e o beneficiado deverá já ter registrado sua senha.
  • O trabalhador poderá comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa e apresentar o número de seu PIS e um documento de identificação: Carteira de Identidade; Carteira de Habilitação; Identidade Militar; Passaporte.

O abono salarial do PIS é pago a todo trabalhador brasileiro, que atue em empresa privada e que atenda aos seguintes requisitos:

  • Já ter seus dados informados pela empresa na RAIS
  • Relação Anual de Informações Sociais;
  • Estar cadastrado no PIS 2019 pelo menos há 5 anos;
  • Ter trabalhado ao menos por 30 dias, não precisando ser consecutivos, no ano-base da apuração para o abono salarial;
  • Ter recebido uma remuneração mensal média de no máximo 2 salários mínimos, durante o ano-base para o abono salarial.

Não terão direito ao PIS, os trabalhadores vinculados a um Empregador Pessoa Física; diretores que não possuem vínculo empregatício; empregadas domésticas e também os menores aprendizes.

É importante ressaltar ainda que o Abono Salarial não fica disponível para saque o ano inteiro. A Caixa divulga um Calendário de Pagamento onde consta a data limite para o recebimento do benefício. O Abono Salarial 2019 que não for sacado até a data limite será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

O calendário traz as datas a partir da qual se inicia o pagamento do abono de acordo com o mês de nascimento, sendo que a data limite para o pagamento é até o dia 30 de junho 2015.

Para consultar seu PIS pela internet, que é a forma mais prática, basta acessar o endereço:

[https://sisgr.caixa.gov.br/portal/internet.do?segmento=CIDADAO]

Ao acessar a página você deverá informar o número de seu PIS, a Senha Internet e também o Código de Verificação informado na página. Quem não tiver ainda a Senha Internet, basta escolher a opção “Cadastrar Senha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*