Tipos de Benefício da Previdência

Para o trabalhador que paga por conta ou que é registrado, e a própria empresa desconta de seu salário o valor devido para que obtenha o benefício do INSS, é necessário saber informações regularizadas para que nada dê errado quando for solicitar seu benefício.

Existem quatro tipos de benefício do INSS para que o trabalhador possa se aposentar, são eles: Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por Invalidez.

Previdência Social INSS

Previdência Social INSS

Para todos os tipos de benefício da Previdência Social, o contribuinte pode realizar o agendamento INSS (como anda sua situação) através da página oficial da Previdência Social. A consulta pode ser realizada sempre, basta informar os dados: número do seu benefício sem traços, pontos ou barras, data de nascimento, nome e o CPF do beneficiário.

Outra maneira de consultar o seu benefício do INSS é através das próprias agências da previdência social. As agências da Previdência Social estão presentes na maioria dos municípios do Brasil, e através delas você pode consultar a situação da maioria dos benefícios relacionados ao INSS. Outro procedimento que pode ser feito nessas agências é a emissão da Certidão Negativa de Débitos do INSS, que é necessária para uma série de procedimentos burocráticos, especialmente os ligados a licitações públicas de empresas.

A aposentadoria por idade refere-se àqueles que têm 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, quando mulheres – e estão em dia com as obrigações perante ao Governo. Já a aposentadoria por tempo de contribuição, significa que o homem trabalhou durante 35 anos, e a mulher, 30 anos. A aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão que não pode exercer qualquer trabalho por conta de algum problema físico ou mental.

Além disso, há a aposentadoria especial, quando o segurado trabalhou em condições insalubres, que prejudicaram sua saúde ou integridade física. Dependendo do tipo de atividade, tais como exposição a substâncias químicas nocivas, entre outros componentes, o trabalhador pode receber o benefício do INSS em menos tempo – segundo tabela, varia entre 15, 20 ou 25 anos de exercício em tal função.

O beneficiário do INPS também pode consultar a tabela INSS 2018 através da internet, pelo portal DATAPREV, da previdência Social. Por lá, é possível acompanhar o andamento da maioria dos benefícios sociais relacionados à seguridade social do trabalhador brasileiro. É possível acompanhar o andamento da sua solicitação de benefícios como aposentadoria por tempo de serviço, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*