Lançado projeto HiperGps (gerenciador) e walkingtools 0.0.4

Você quer criar os seus próprios programas para utilizar o GPS do seu celular sem que seja preciso perder horas com programação, testes e implementação e sem a necessidade de saber programar? Você quer tornar algum ponto geográfico da sua cidade localizável por sistemas de GPS e mostrar vídeos, imagens e sons quando algum usuário cruzar por esses pontos?
O projeto WalkingToolsGpx 0.0.4 acaba de implementar a interface gráfica (GUI) HiperGps (em Java2 SE) que permite associar imagens (png) e arquivos de áudio (8-bit, 8khz, PCM wav) com a latitude, a longitude e criar um “espaço de ativação” em torno dos pontos geográficos selecionados.  O Gerenciador HiperGps cria um arquivo JavaME em formato .jad e .jar.  O programa é essencialmente uma mini-IDE ou uma ferramenta de gerenciamento para a produção de conteúdos geolocalizáveis,  tudo sem você precisar saber programar em Java ou em qualquer outra linguagem. As imagens e os áudios são atividados e executados em um J2ME MIDP 2.0 (programa em Java instalado no seu celular), com ativação CLDC 1.1.  Quando a aplicação em JavaME criada pelo sistema HiperGps percebe que está próxima  de uma coordenada especificada no sistema, ela ativa as ações pré-ordenadas através do Gerenciador. O projeto HiperGps permite que instituições e indivíduos criativos possam desenvolver seus próprios tours interpretativos, conceituais ou poéticos através do GPS.

Interface Gráfica do Projeto HiperGps

Interface do Gerenciador HiperGps

O projeto tem sido testado em uma grande variedade de sistemas iDen nos Estados Unidos (nos que permitem fazer o upload de arquivos .jad e .jar através de um cabo USB e em Motorolas IDEN JAL) além de celulares Nokia N95, N96, entre outros, no Brasil e na Nova Zelândia. Infelizmente não temos uma lista de telefones com GPS compatíveis com o projeto.  Se você estiver interessado em criar projetos com o sistema HiperGps e precisa de alguma ajuda, por favor envie suas questões através de e-mail que ficaremos felizes em ajudá-lo. Planejamos produzir um FAQ e vídeos, além de um manual rápido sobre o sistema assim que terminarmos os workshops planejados para o 41o Festival de Inverno da UFMG em Diamantina e para o FILE festival em São Paulo.

Download:
https://sourceforge.net/projects/walkingtoolsgpx/

Uma nota para os usuários de SVN: nós deixamos o repositório no sourceforge um pouco bagunçado e estamos arrumando tudo por lá. Você pode acessar o repositório correto para a versão 0.0.4 aqui:  http://svn.alt-bit.org/trunks/projects/wtgpx/

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*