gruposCulturaDigitalO Culturadigital.Br nasce com a proposta de instituir um espaço público interativo na internet brasileira. Para isso, precisamos criar  mecanismos e processos que resultem em consensos, mesmo que sejam disjuntivos (por que não?). Este é o grande desafio deste espaço virtual, desta rede, do Fórum da Cultura Digital Brasileira.

Para que a deliberação pública venha a ocorrer pelos meios de comunicação, determinadas condições precisam ser dadas pelo poder público, pela mídia e pela sociedade em si.

A primeira delas é a ampla disponibilidade de informação.

Todos os dados, matérias e informações gerados no CulturaDigital.br são livres, portanto contemplam esta primeira pré-condição de um processo deliberativo.

Ao produzir informações, lembre-se que as pessoas devem estar aptas a compreender diferentes aspectos de uma determinada questão, bem como terem condições de elaborar argumentos para tomar uma decisão ou efetuar uma ação tendo em vista o interesse público.

A internet potencializa a capacidade de fornecer processos e fluxos informacionais ao cidadão. E o Fórum busca potencializar as discussões e questões da Cultura Digital em sua plataforma, ajudando a organizar essa conversa.

Cada usuário é um agente social, um cidadão com voz ativa e opinião decisiva. E para isso, basta escolher seus grupos de interesse, criar seu blog, participar dos fóruns e apresentar suas ideias.