Eixo de Memória Digital tem novo curador

O Eixo de Memória Digital tem um novo curador. É Rogério Santana Lourenço. Ele substitui Carlos Seabra, que continuará colaborando com o Fórum, mas por motivos profissionais se afastará da curadoria. Queremos agradecer às contribuições fundamentais de Carlos e dizer que contamos com ele na sequência do processo, que necessitará de tod@s para ser efetivo.

Rogério Lourenço é graduado em Ciências Sociais (UFRJ, 1997), mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela (UFF, 2000) e foi visiting scholar da Georgia State University (2000). Tem trabalhos com produção, pesquisa e arquivamento para o Canal Futura, CNN, Banco Mundial, e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em parceria com Adilson Cabral, concebeu, desenvolveu e manteve em 1997 o primeiro website da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP), com cerca de 500 títulos disponibilizados como catálogo online. Publicou artigos sobre democratização da comunicação no Brasil, denunciando a situação de ilegalidade do audiovisual comunitário (2000 e 2007) e sobre educação à distancia (1998). Fez parte da Coordenação da 4a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes (2004, com participantes de 72 países).

Rogério também coordenou a implantação do Vocabulário Controlado da Empresa Municipal de Multimeios, cuja abordagem diferenciada consistiu na concepção, desenho e implantação de um sistema de indexação de produtos e ações interligados (2008).

Deu início à concepção, planejamento e gestão do processo de digitalização do acervo da empresa (5000 mil horas). Fez parte do Grupo de Gestão do Conhecimento da Prefeitura do Rio de Janeiro (2005 a 2007).

Seja bem-vindo, Rogério. Contamos com suas contribuições para consolidarmos o debate sobre essa questão tão premente para a organização da cultura no século 21.

Comentários (1)

Imagem CAPTCHA
*