Baixe o livro CulturaDigital.br
Car@s,
Depois de um último esforço de revisão, é com prazer que compartilho com tod@s o livro CulturaDigital.BR, organizado por mim e por Sérgio Cohn, com a supervisão de José Murilo Jr. e Álvaro Malaguti, integrantes da coordenação executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira.
O livro é o nosso caderno de provocações. Pretendemos com esse trabalho estimular a rede a refletir sobre os desafios contemporâneos. A partir de conversas abertas com pensadores de diversas áreas do conhecimento, procuramos mapear as principais questões que circundam a cultura digital. Trata-se da abertura de um diálogo.
Geralmente, os projetos publicam livros ao final. Nesse caso, publicamos no começo, para garantir que as ideias circulem, avancem e se conectem.
O livro conta com entrevistas de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.
Clique na imagem para baixar:
[…] This post was mentioned on Twitter by jose murilo junior and Ricardo Moraleida. Ricardo Moraleida said: RT @samadeu: RT @josemurilo LANÇAMENTO NA REDE: Baixe o livro CulturaDigital.BR – http://is.gd/3H4J5 #culturadigitalbr […]
começando a leitura nesse domingo de sol em beagá.
valeu por disponibilizar o livro.
[…] http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/ a few seconds ago from web […]
[…] http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/ a few seconds ago from web […]
[…] disponível na web para download o livro Cultura Digital.BR. Trata-se de uma série de entrevistas com os principais especialistas em cibercultura ou cultura […]
Trabalho na área e gostaria de utilizar o livro para otimizar os diálogos.
[…] uma conversa sobre a delimitação do campo da comunicação digital. No livro Cultura Digital.Br (baixe aqui), a primeira pergunta para todos os entervistados é “o que é a cultura digital?”. E há […]
[…] uma conversa sobre a delimitação do campo da comunicação digital. No livro Cultura Digital.Br (baixe aqui), a primeira pergunta para todos os entervistados é “o que é a cultura digital?”. E há […]
[…] da coordenação executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
Por que mesmo fazendo um livro eletrônico sobre cultura digital, ele segue um padrão de livro impresso? Cada vez mais estamos partindo para a midia digital, mas ainda nos referenciando a velhos modelos analógicos.
Baseiem-se no livro do Jasper (Twitter), nos e-books da Editora Plus, são projetos voltados para o meio eletrônico, são livros que se encaixam na tela do computador e não numa página A4.
Fora isso o livro está 10. Baixei e estou lendo (usando a barra de rolagem, mas tudo bem).
A não ser que o livro tenha sido feito com o objetio de ser impresso, é claro… (mas o termo ‘imprimir’ hoje soa tão anti-meio-ambiente, rsrs)
Concordo contigo com relação a leitura na tela … porém discordo quando pensamos em algo retrotech como o Amazon Kindle – que tende cada vez mais a respeitar o velho padrão impresso.
Isso é verdade. Eu havia esquecido completamente do Kindle e assimilados. E também percebi depois que o livro realmente foi impresso e há uma versão impressa à venda no site da editora. Equívoco meu. Sorry aí negada. No mais, sucesso.
Boa dica de leitura! ótimas entrevistas.
Oi Tarcisio,
É isso mesmo. O livro foi feito para ser impresso, foi impresso (3 mil exemplares), conforme explicado nessa postagem aqui: http://culturadigital.br/blog/2009/09/03/o-lancamento-do-livro/
Conheço o trabalho do Juliano, fui um dos autores do Para entender a internet, mas a proposta deste trabalho era diferente, conforme você percebeu.
Valeu a presença,
Abraços
Horas e horas sem conseguir parar de ler. Acho que nunca me debrucei tanto tempo sobre um PDF. Muito bom!
Legal Barba,
Que bom. O lance é que a ideia é ler o livro, ter ideias, e compartilhar com a gente por meio da rede social. O livro continua contigo.
Abraços,
Rodrigo
” Geralmente, os projetos publicam livros ao final. Nesse caso, publicamos no começo, para garantir que as ideias circulem, avancem e se conectem. ”
Savazoni …
C.O.M.E.Ç.O ???
E os 5 anos da Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura ? Gestionada, discutida e aplicada por indivíduos de diversos coletivos de cultura digital.
” Geralmente, os projetos publicam livros ao final. Nesse caso, publicamos no começo, para garantir que as ideias circulem, avancem e se conectem. ”
Savazoni …
C.O.M.E.Ç.O ???
E os 5 anos da Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura ? Gestionada, discutida e aplicada por indivíduos de diversos coletivos de cultura digital.
Salve Caetano,
O começo aí tem a ver especificamente com o processo do Fórum, que só começou mesmo. Lançamos a plataforma há dois meses.
Se a gente for voltar no tempo, de fato temos a importante Ação Cultura Digital se organizando ao longo dos anos, como você mesmo lembra. Essa história, é contada no livro pelo Cláudio Prado, que foi peça-chave nesse processo e coordenou esse trabalho em diferentes momentos.
Se for para remontar ao começo da cultura digital, a gente teria que voltar à década de 40, ao We May Think, do Vanevar Bush, à história da cibernética, em especial da microinformática…enfim…Ou mesmo ao começo da relação de transformação da natureza pelo homem – a história da técnica…fui longe.
Abraços,
Legal a sua resposta Rodrigo.
É isso aí!
abs!
[…] Como explica Rodrigo Savazoni, lembrando que o livro está saindo no início do projeto e não no final, como de costume: […]
Foi um achado. Indico a leitura.
Pessoal estou iniciando um estudo sobre blogs corporativos, solicito colaboração com indicação de endereços de blogs corporativos (de empresa) nacionais para o e-mail: blogscoporativos@gmail.com e ainda com a divulgação do “promova” na minha página do orkut Obrigada à todos!
Foi um achado. Indico a leitura.
Pessoal estou iniciando um estudo sobre blogs corporativos, solicito colaboração com indicação de endereços de blogs corporativos (de empresa) nacionais para o e-mail: blogscoporativo@gmail.com e ainda com a divulgação do “promova” na minha página do orkut Obrigada à todos!
Favor desconsiderar anterior, pois o e-mail estava incorreto.
Obrigado Iêda, espero que tenha sido útil para você.
[…] # um caderno de provocações, escrito por diversos autores e organizado por Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn, publicado, claro, em CC… Baixe o seu e responda. A cultura é nossa! […]
[…] 1. A rede social do site Cultura Digital lançou em Setembro o livro “Cultura Digital” , e conta com entrevistas de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel. Para baixar: http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/ […]
[…] Savazone e Cohn(2009) através de uma série de entrevistas com pessoas de diversas áreas política, culturais e educacionais promovem um debate sobre a definição de cultura digital e sua influência na cultura brasileira. […]
Eu achei muito interessante o MJ juntamente com o Governo e outros, querer tomar esta iniciativa perante e junto a sociedade por meio dessa interlocução, para que assim haja privacidade e liberdade de expressão através dessas medidas a serem tomadas, propiciando com isso maior interesse de atores sociais participarem com mais frequência. Para tanto é essencial que se consiga com este projeto a regulamentação da internet.
[…] Uma experiência/montagem no manyeyes com a palavra digital, em suas ocorrências no livro CulturaDigital.BR… […]
[…] Fonte :http://culturadigital.br […]
[…] participantes do Encontro Livre concorrerão a vários brindes como: 6 livros CulturaDigital.br doados pelo MinC Nordeste, alguns livros doados pela turma do […]
Sou professor do ensino fundamental, estou me graduando em Bibliotecomia, creio o livro cultura digital irá permitir-me importantes reflexões. Grato pelo livro. Oswaldo
[…] 2009 entrevistei o Gilberto Gil para o livro CulturaDigital.BR. Filmei a maior parte das entrevistas com uma Mini-DV, de forma bem amadora. Entreguei o material […]
Parabens pelo qualidade do conteudo,baixei o livro irei trabalhar em sala de aula com os alunos.
parabéns pelo trabalho ! muito bom de dividir experiencias, saberes e conhecimentos.
grande abraço
mathieu Duvignaud
http://culturadigital.br/biofeedart/
Valeu Mathieu,
Agora, o importante é a gente continuar a reflexão e a ação por aqui, conectados e ampliando a incorporação desses valores à nossa prática cotidiana.
Fiquei curioso: o que é “capacho.p65”?
Está como título do arquivo pdf.
Para colocar este pdf em qualquer formato de eBook, contem com Calibre: http://calibre.kovidgoyal.net/
Agora vou converter para prc e ler no meu Cybook:))
E todos estão convidados a fazer uma visitinha ao eBooksBrasil: http://www.ebooksbrasil.org
Valeu Teotonio,
O legal da rede é que a gente vai complementado as nossas atividades.
Seu comentário…
Parabéns pela iniciativa de dedicar um tempo para refletir coletivamente a cultura digital e disponibilizar esta reflexão gratuitamente. Assim o cidadão pode entender um pouco melhor o mundo em que estamos vivendo.
Fazendo o msm q Licio Daf só que embaixo do masp Av.Paulista em São Paulo..Coração de Sampa Yeh!!!!!
Chegando aqui no portal agora…
Ler o livro é um bom começo, certo?
!
Bem-vindo Helder,
É umas. Mas também vale ler o que o pessoal tem produzido em vários blogs e grupos de discussão da plataforma.
Seu comentário…
Vou começar a ler agora mesmo!!
Ótimo Trabalho.. Obrigado por disponibilizar.
Valeu Bia,
Espero que goste.
Depois conta para a gente o que achou.
Vou lê-lo com certeza!
Baixei o livro e nao pq cargas d’agua estao faltando os conteudos das paginas 14 e 15 onde deveria estar a materia do Murilo junior, e Possivel dar uma verificada nisso.
Eduardo,
Você conseguiu resolver o problema? Porque eu baixei e não verifiquei qualquer erro.
Abraços
Parabéns pela obra e grata pela disponibilização.
Vou começar a entender essa nova proposta virtual !
Gostei muito do livro, e vou divulga-lo através do site que sou responsável: http://www.antropologiadital.com.br
Quem sabe agente faz uma entrevista para o site Antropologia Digital….
o site não abre.
Oi Everson,
Acompanho bastante o trabalho de vocês e seria um prazer fazer um bate-papo com o pessoal do Antropologia Digital. Espero que o livro possa devolver um pouco do que recebi de todos os antropólogos que li e que foram extremamente pioneiros na compreensão das transformações geradas pela cultura digital.
Abraços,
Vou começar a ler.
iniciativa grandiosa – disponibilizar o livro!!!! :)
thanks a lot!!!
Ana Wanessa Bastos
Fortaleza-CE
Valeu Wanessa. Espero que goste.
Parabéns e fico grato por disponibilizarem esse grande livro de extrema importância para todos. Por que nem todos tem oportunidade de obter um livro impresso.
Baixando o livro e parabéns por disponibilizar este material . Isso sim é democratizar o conhecimento
provocar o debate. Parabéns
Já tá na minha pasta, começo a ler este final de semana! Obrigada pela disponibilização!
:-)
Opa de maiss!!!! ;)
Já irei comecar a ler hoje!!!!
“Temos que ter cultura para cuspir na estrutura!”
Muito interessante a proposta. Comecei a ler hoje e senti aquela vontade incontrolável de chegar ler e ler e ler … sem parar. A proposta parece ser bem legal e, sobretudo, a metodologia – que realmente é coerente com o meio digital.
Recomendo a leitura da entrevista com Eduardo Viveiros de Castro, na edição impressa, pg 79. Excelente, uma conversas sobre questões relativas à colaboração criação, cópia, sample, arte relacionando com o conceito antropológico de dádiva.
Parabéns pela iniciativa.
To curiosa para ler este livro….
Excelente a iniciativa de tds os autores. Nosso país precisa de iniciativas e não meros escritores meia boca que existem por aí que só pensam em ganhar dinheiro com obras. Se puderem me indicar onde acho essa obra em alguma livraria, compro na hora sem exitar. Grande abraço a tds daqui e fiquem com Deus.
…muito interessante a crítica – abaixo – do Tarcisio Cavalcante… não me ocorreu isso… É preciso colocar todas as coisas em dúvida, em questão, sobre forma e conteúdo, sempre…
Estudando a EAD…
PODERIA TER EM FORMATO DE SLIDES!
Baixei e tão logo começarei a ler!
Parabéns pela iniciativa e compartilhar o livro!
Sou grata! vou ler com muito carinho!
Olá
Depois de tantos comentários resolvi baixar o livro cultural digital e vou começar a ler e brevemente deixarei mais comentários.
Olá, sou poeta (totalmente ciber) e gostaria e fazer um elogio, uma provocação e um convite:
Elogio: Conheci o site agora, não li o livro ainda, só senti o clima de ambos e já gostei de vcs: é desse tipo de audáçia q estamos precisando. Parabéns pela iniciativa.
Provocação: Que chatice um livro digital em PDF tamnho A4, pq vcs não fazem menor, tamanho 12×18, q dá pra ler em tela cheia ou tablet? Olha esse livro aqui ó: http://www.esnips.com/doc/77f08b46-8142-4b3b-aa93-b695fd224e11/mundos-pequenos-sonhos1
No livro acima (totalmente copyleft) além de poemas, desenvolvo uma série de diálogos com meus exus sobre a internet: convido-os a lerem (os diálogos e os poemas)
Oi Wilton,
Obrigado pelos elogios. Por incrível que pareça, quando fizemos o livro ainda não existia Ipad, que é algo do ano passado ;-) A febre dos tablets não tinha começado, mas acho que seria bem válido mesmo pensarmos em adaptá-lo agora pensando nisso. Também estamos querendo fazer em formato e-pub, para facilitar a leitura em leitores digitais. Obrigado e vou olhar o seu trabalho…
Rodrigo, eu já falei que te adoro? Sempre que cruzo com vc na rede, é só coisa boa que vejo. Parabéns pelo trabalho.
Oi Celina,
Valeu mesmo. Você viu também o Retalhos, que recentemente produzimos: http://www.culturadigital.br/retalhos….
Um beijo
[…] quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e […]
[…] Uma experiência/montagem no manyeyes com a palavra digital, em suas ocorrências no livro CulturaDigital.BR… […]
[…] quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e […]
[…] 4- CulturaDigital.br: O livro é um caderno de provocações. O que os autores pretendem com esse trabalho é estimular a rede a refletir sobre os desafios contemporâneos. A partir de conversas abertas com pensadores de diversas áreas do conhecimento, procuramos mapear as principais questões que circundam a cultura digital. Trata-se da abertura de um diálogo. […]
[…] citações de Castells, Deleuze, Guatarri e outros autores que ainda não tive tempo de ler) e Cultura Digital.br de Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn (por ser um livro de entrevistas, tive acesso a relatos de […]
Começando hoje esta leitura, já gostei do que li.
po esse livro é o maximo
Quero agradecer a disponibilização do livro. Parabéns pela publicação e o belo trabalho. Obrigado.
[…] Dos pontos baixos: a prolixidade da apresentação da professora Ivana Bentes, ajudada pelo pouco tempo para explicar conceitos e experiências relacionadas ao chamado “capitalismo cognitivo”. Ainda assim, deu pra sacar da fala dela: “o precariado cognitivo tem deixado de ser exceção no mundo do trabalho atual, e fragmentação e colaboração são características intrínsecas dessa nova cultura digital” – algo que tem relação séria com a ideia de que “Não é que o Brasil iria ser o grande país do futuro, mas o futuro que virou Brasil”, de que falamos aqui, (ins)pirados pela entrevista de Eduardo Viveiros de Castro ao livro CulturaDigital.br. […]
[…] Digital.Br http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/ Organização: Rodrigo Savazoni Participação: Sergio Amadeu da […]
Muito bom vou começar a ler com calma quando tiver mais tempo, mas dei uma olhada geral e o livro parece ser maravilhoso. Parabéns
[…] série de registros abertos contam esse processo. Entre eles, o livro CulturaDigital.BR, o vídeo Remixofagia, o site do Fórum de 2009, o de 2010, uma série de […]
Leitura obrigatória.
Muito bom o material parabéns e que sejas um sucesso cada vez mais.
Inclusão musical: http://www.barulhocultural.com.br
otimo livro…
E bom mas eu queria baixa o cd
[…] para entender o Brasil hoje e sempre, vide a excelente entrevista com ele que está no livro Cultura Digital. Charla que<, por sinal, este blog não pode deixar de aproveitar a chance de citar três […]
[…] quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e […]
[…] Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel. Baixe o livro em http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br Fonte: […]
[…] SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio. Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 284-302 . Disponível em: http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/. […]
Obrigada por disponibilizar o arquivo!!! Beijos na alma
[…] quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e […]
Olha, para quem estava com cede de conhecimentos relacionados a Cultura Digital para uma Formação Continuada Sobre Projetos I felt complete.
Muito bom facilitar e compartilhar o conhecimento, afinal como disse: “participamos de um momento nunca vivenciado pela humanidade’. Temos o dever de disseminar os avanços, promover as possibilidades.
O transito de informações não depara com fronteiras, esta é a maior contribuição da tecnologia.
Obrigada por disponibilizar o material.
abraços
Isabela
EXCELENTE seu material,vou procurar baixar para ler. Como estou fazendo uma Pos graduação no sistema EAD, muito me interessou ler mais a respeito. muito obrigada pelas orientações expostas nele.
[…] Acesse o site para baixar Cultura Digital. […]
baixei e vou ler o livro..importante a disponibilização do link.
Informação ótima.
[…] Cultura digital.br / organização Rodrigo SAvazoni, Sergio Cohn. – Rio de Janeiro : Beco do Azougue, 2009. (Baixe gratuidamente o livro) […]
[…] canal de interatividade. Outra característica importante dessa iniciativa é que o livro pode ser baixado gratuitamente, o que é outra tendência da cultura digital. Dessa forma cria-se, de fato, um ambiente […]
[…] 4- CulturaDigital.br: O livro é um caderno de provocações. O que os autores pretendem com esse trabalho é estimular a rede a refletir sobre os desafios contemporâneos. A partir de conversas abertas com pensadores de diversas áreas do conhecimento, procuramos mapear as principais questões que circundam a cultura digital. Trata-se da abertura de um diálogo. […]