Saiba mais sobre os entrevistados do livro CulturaDigital.BR

Texto de Henrique Costa

Conheça os entrevistados do livro CulturaDigital.BR. A lista está organizada em ordem alfabética.

André Lemos

Engenheiro, mestre em política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em sociologia pela Universidade de Paris V, é professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).

André Parente

Doutor em comunicação pela Universidade de Paris VIII, onde estudou sob orientação de Gilles Deleuze. Em 1987 ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde criou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-imagem).

André Vallias

Designer gráfico, produtor de mídia interativa e poeta visual. Formado em direito pela Universidade de São Paulo. É um dos poetas brasileiros mais dedicados à busca de uma poesia adequada às novas tecnologias. Vive atualmente no Rio de Janeiro, onde dirige a produtora de mídia interativa Refazenda, responsável pela criação de sites para os segmentos de cultura e entretenimento.

André Stolarski

Designer formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autor de diversos projetos nas áreas editorial, ambiental e de identidade visual. Traduziu e adaptou para o português o clássico da tipografia Elementos do Estilo Tipográfico, do canadense Robert Bringhurst e concebeu a série Depoimentos sobre o design visual brasileiro.

Alfredo Manevy

Secretário-executivo do Ministério da Cultura. É doutor em em Estética e Comunicação Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Ingressou no MinC em 2003 como assessor de Juca Ferreira, na Secretaria Executiva e em 2006 assumiu como titular da Secretaria de Políticas Culturais. Participou da elaboração do primeiro Plano Nacional de Cultura e dos debates que vieram a resultar na criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Também foi editor da revista Sinopse (USP).

Antonio Risério

Antropólogo, compositor e roteirista de cinema. Desenvolveu o projeto para a implantação do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo e integrou os núcleos de estratégia e criação das últimas duas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Escreveu os livros Carnaval Ijexá, Caymmi: Uma Utopia de Lugar, Textos e Tribos e Uma História da Cidade da Bahia.

Bernardo Esteves

Jornalista, editor da Revista Ciência Hoje On-line. Mestre pela UFRJ e doutorando. Estuda a Wikipedia, a enciclopédia virtual baseada em inteligência coletiva. É autor de um livro sobre a experiência do suplemento Ciência para Todos, editado pelo jornal carioca A Manhã, entre 1948 e 1953.

Claudio Prado

Produtor Cultural. É diretor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e integrante da Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira. Foi coordenador de políticas digitais do Ministério da Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Na década de 70, produziu bandas como Mutantes e Novos Baianos e os festivais de Glastonbury, maior festival de rock do Reino Unido, e de Águas Claras, conhecido como o “Woodstock brasileiro”.

Eduardo Viveiros de Castro

Professor de etnologia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutor em Antropologia Social pela UFRJ e pós-doutor pela Universidade de Paris X. Lecionou na École de Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, na Universidade de Chicago e na Universidade de Cambridge e é autor de vários livros, entre eles, Arawete, os Deuses Canibais e A Inconstância da Alma Selvagem. É considerado um dos maiores antropólogos da atualidade.

Eugênio Bucci

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. É colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site Observatório da Imprensa, além de membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e autor de livros e ensaios sobre comunicação e jornalismo. Foi presidente da Radiobrás entre 2003 e 2007 e diretor de redação de revistas mensais da Editoria Abril.

Fernando Haddad

Ministro da Educação. É doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e professor de ciência política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo e assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Franklin Coelho

Cientista político e professor de economia da Universidade Federal Fluminense. É coordenador dos projetos Piraí Digital e Corredor Digital no Rio de Janeiro, além de expandir para todo o estado sua experiência na implantação de cidades digitais.

Gilberto Gil

Cantor e compositor. Um dos mais expressivos artistas brasileiros. Sua discografia inclui os clássicos Expresso 2222, Os Doces Bárbaros (com Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) e a trilogia conceitual Refazenda, Refavela e Realce, entre outros. Seu último disco é Banda Larga Cordel, de 2008. No campo da politica, foi vereador em Salvador e Ministro da Cultura de 2003 a 2009.

Guido Lemos

Professor associado da Universidade Federal da Paraíba, é doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID/UFPB) e o projeto de Reestruturação e Expansão da UFPB (REUNI). Atuou no desenvolvimento do middleware Ginga, adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital e integra o Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, onde representa o setor universitário. É também membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais, indicado pelo Ministro da Cultura.

Hélio Kuramoto

Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, pela Universidade Lumière-Lyon, é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Atualmente é Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Jane de Almeida

Professora e pesquisadora no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e da Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie e da PUC-SP. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisa cinema, arte e suas relações com o computador.

Juca Ferreira

Ministro da Cultura. É sociólogo. Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pouco antes da promulgação do AI-5. Foi duas vezes vereador de Salvador e secretário-executivo do Ministério da Cultura durante a gestão de Gilberto Gil.

Laymert Garcia dos Santos

Doutor em Sciences de l’Information pela Universidade de Paris VII, pós-doutor pela Universidade de Paris VII, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e pela St. Antony’s College – Oxford University (1993). É Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e diretor da Fundação Bienal. Publicou em 2003 o livro Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética.

Ladislau Dowbor

Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento da Polônia, possui graduação em Economie Politique pela Universidade de Lausanne. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autor de diversos livros, entre eles Democracia Econômica – alternativas de gestão social.

Lucas Santtana

Músico, já integrou a banda de Gilberto Gil e lançou o disco EletroBenDodô. Atualmente tem se dedicado ao remix e à música na internet. Seu disco independente 3 sessions in a greenhouse foi lançado no suporte CD, mas também pode ser baixado completo do www.diginois.com.br.

Marcos Palacios

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Liverpool, é jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de pesquisa e ensino de Comunicação, com ênfase em Webjornalismo, Jornalismo Comparado e Novas Tecnologias de Comunicação. Criador do Grupo Ciberpesquisa, pioneiro no Brasil em estudos de Cibercultura.

Marcelo Tas

Jornalista e comunicador multimídia. Atualmente, é o âncora do programa CQC, na TV Bandeirantes e autor do “Blog do Tas”, no UOL. É o twitteiro mais famoso do Brasil, com mais de 350 mil seguidores. Nos anos 80, foi um dos criadores da produtora independente Olhar Eletrônico, que revolucionou a televisão brasileira.

Nelson Simões

Engenheiro. É Diretor-geral da RNP e integrante do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI-Br).

Ronaldo Lemos

Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e do projeto Creative Commons no Brasil. Doutor em Direito pela USP, é autor, dentre outros, do livro Direito, Tecnologia e Cultura e de diversos outros artigos em publicações nacionais e internacionais. É fundador do projeto Overmundo.

Sérgio Amadeu

Sociólogo, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Autor dos livros Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento.

Suzana Herculano-Houzel

Doutora em Neurosciences pela Universidade Pierre et Marie Curie e pós-doutora pela Max Planck Institut Für Hirnforschung. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrante do corpo editorial da Revista Neurociências, apresentadora e roteirista da Rede Globo de Televisão e editora do site O Cérebro Nosso de Cada Dia.

Comentários (2)

Imagem CAPTCHA
*