Resultados do debate sobre Arte Digital em Juiz de Fora

Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

O debate sobre Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira, que ocorreu no dia 02 de outubro de 2009 no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) em Juiz de Fora, contou com a presença significativa de alunos do Instituto de Arte e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, além das presença de pesquisadores a alunos da Pós-graduação em Comunicação da UFJF. A apresentação do Fórum da Cultura Digital foi realizada pelo curador de Arte Digital, o autor deste post, seguida da apresentação da área de Arte Digital, com ênfase nas relações entre Arte, Cultura e Tecnologia. Os participantes mostraram-se bastante interessados e muitos já participam da plataforma on-line, com blogs, fóruns sobre temas na área de comunicação e memória.

O debate também contou com a participação do coordenador da Pós-graduação em Comunicação da UFJF, Francisco Paoliello Pimenta e do professor e pesquisador Alfredo Suppia, que debateram sobre o papel da Arte Digital na formação dos alunos do Instituto de Artes, a forma como circular as obras e também sobre como disseminar e difundir as produções em suportes digitais e computacionais.

O público participou com questões muito pertinentes e a maioria delas fazia alusão aos seguintes tópicos:

a) fomento da arte digital

b) formação: como promover uma maior inserção das tecnologias na formação dos cursos de arte

c) direitos autorais na música: como a tecnologia digital afeta e modifica as relações autor/produtor/distribuidor

d) memória: como preservar obras de arte digitais

Um ponto registrado pelo professor Francisco Pimenta, coordenador da Pós-graduação em Comunicação da UFJF,  em relação ao eixo da comunicação no Fórum diz respeito a um tópico que deveria ser melhor explorado que é a relação entre os suportes e os contéudos, que segundo ele não estão bem representados nas discussões e nos objetivos traçados pela curadoria de comunicação.

O pesquisador Alfredo Suppia criou um blog no Fórum, o Bit a Bit, para dar continuidade às idéias propostas durante o debate e também para envolver os alunos da UFJF no debate de forma mais direta e participativa.

Veja as fotos do evento

Comentários (1)

Imagem CAPTCHA
*