Primeira obra de dança a ser realizada pela Internet

A estréia mundial do espetáculo “e-PORMUNDOS AFETO”, primeira obra de dança contemporânea a ser realizada pela Internet, acontece dia 6 às 18h em dois endereços: www.lavid.ufpb.br/gtmda ou www.mapad2.ufba.br. Neles, qualquer internauta poderá participar valendo-se de um avatar (uma animação em 3D de figura humana).

Os interagentes ainda terão a possibilidade de modificar a cenografia e a trilha sonora do espetáculo.

Conforme consta do texto de apresentação do evento, “dançarinos localizados em Fortaleza e em Barcelona dançarão em tempo-real e contarão também com a participação do robô Galathéia, que estará em Natal e será tele-guiado a partir dos sensores colocados no corpo da dançarina brasileira”.

O espetáculo, ainda segundo a descrição oficial, faz uma reflexão sobre o crescimento de dispositivos autômatos na sociedade contemporânea e a distância física que tem sido imposta neste novo cotidiano. “A obra discute sobre como o afeto, as emoções e as relações interpessoais passaram a ser vivenciadas e administradas nessa cultura do virtual, a qual reposiciona a compreensão sobre presença e ausência, sobre tato e contato, sobre próximo e distante. Passamos grande parte do nosso dia atrelados a dispositivos digitais que extendem, reduzem, amplificam, transformam e transportam nossas vidas para outras dimensões. São esses redimensionamentos e transformações da vida contemporânea norteada pela Cultura Digital que o espetáculo de Arte da Telepresença “e-PORMUNDOS AFETO” pretende abordar”.

O trabalho é coordenado pela coreógrafa e pesquisadora em dança com mediação tecnológica Ivani Santana, da Universidade Federal da Bahia. A criação desse evento é resultado do projeto do Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Artes, coordenado por Tatiana Tavares e Guido Lemos (UFPB), com a colaboração de engenheiros do LAVID/UFPB, do Laboratório Natalnet/UFRN, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, do grupo catalão Konic Lab (Rosa Sanchez e Alain Bauman), da Fundació i2CAT, Internet i Innovació Digital a Catalunya e do Citilab-Cornellà da Espanha.

O espetáculo também poderá ser assistido presencialmente no Teatro Dragão do Mar em Fortaleza/Ceará e no Citilab – Cornellà, em Barcelona/Espanha.

Não deixe de comparecer: www.lavid.ufpb.br/gtmda ou www.mapad2.ufba.br. Para acessar o streaming rode a barra de rolagem até o final da página.

Comentários (4)

Imagem CAPTCHA
*