Debate sobre Arte Digital no Pará (UFPA)

DEBATE PÚBLICO, GRATUITO E ABERTO SOBRE ARTE DIGITAL

Em continuidade à série de debates que estão sendo promovidos no país, a curadoria de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) convida para o debate sobre Formação, Produção, Difusão e Inserção da Arte Digital na cultura brasileira com a participação de curadores, artistas, educadores e pesquisadores da área no país. A proposta do debate é refletir sobre as necessidades do campo e apresentar soluções para os problemas que serão apontados no encontro.

As questões a serem debatidas no seminário são:

– delimitação do campo: o que é arte digital?
– diagnósticos: quais são os problemas? quais as perguntas que precisamos fazer?
– formulações e propostas: quais políticas públicas devem existir? que ações este grupo deveria tomar?    quais pressões deveríamos fazer?

A intenção final desse encontro e do Fórum como um todo é formular um documento listando e propondo ao MinC uma política cultural para a área de Arte Digital.

PROGRAMA

19h Abertura com Alcione Carolina (Ministério da Cultura), Daniel Hora (Consultor/MinC), Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte Digital no Fórum)

19h30 Debate sobre arte e cultura digital com Maria Christina (Associação FOTOATIVA e produtora cultural), Afonso Galindo (produtor cultural), Orlando Maneschy (Faculdade de Artes Visuais da UFPA), Erasmo Borges (Curso de Arte e Tecnologia da Imagem da UNAMA e Faculdade de Artes Visuais da UFPA), Melissa Barbery (artista), Victor de La Rocque (artista), Victor Souza Lima (cineasta), Jorane Castro (cineasta), Arthur Leandro (artista e professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA), Val Sampaio (Faculdade de Artes Visuais da UFPA) e Marisa Mocarzel (Curadora e professora do curso de Arte e Tecnologia da Imagem da UNAMA).

Local: Museu da Universidade Federal do Pará
Av. Governador José Malcher, 1192, Belém – PA
Tel: (0XX)91 3224 – 0871

Dia: 11/11, das 19h00 às 22h30

Apoio:

UFPA

Comentários (7)

  • Sebstião

    A inserção de valores da cibercultura na produção artística visual paraense produz a invenção de uma identidade contemporânea local interconectada ao universo informacional pós-moderno?
    A partir de que ponto pode-se se afirmar à existência da construção de uma cultura digital na Amazônia?

  • norma sueli

    Boa noite, somente uma retificação, o telefone do Museu é 3224-0871. O horário do MUFPA é de 9 as 17h, mas para atendimento externo é de 9 as 13h. Estamos a disposição para informações.
    Norma Sueli
    Técnica do Museu da UFPA

  • Foto de perfil de Cicero Inacio da Silva

    Olá Norma, como confirmado através de ligação telefônica, neste dia especialmente, o Museu ficará aberto ao público das 18h às 23h para a realização do evento.
    Um abraço
    Cicero

  • Suani Corrêa

    Esse evento terá entrada franca?

    • Cicero Inacio da Silva

      Sim, o evento tem entrada franca.

  • Nilma Brasil

    Cicero boa tarde, faça contato com o Museu da UFPa no horário de 10 as 13hs falar com Nilma. Fone: 91-32240871 e 91-32428340

  • Foto de perfil de giseli vasconcelos

    Ola Cicero,

    Parabéns pela iniciativa! Eu realmente tenho a expectativa que este encontro amplie a percepção e balize a atuação entre produtores e pensadores da arte, localmente — para que se reconheçam, compartilhem e colaborem em rede, não limitados as instituições, e atentos por uma visão publica e participativa sobre a arte e tecnologia.

Imagem CAPTCHA
*