Seminário “Cidadania e Redes Digitais”

Hoje, a partir das 14h, acompanhe a transmissão ao vivo da série de debates que acontece nesta quarta e quinta-feira na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo, pelo endereço: http://www.facasper.com.br/aovivo/tv.php A cobertura no Twitter está, desde ontem, sendo feita pela hashtag #cibercidadania e pelo perfil @culturadigital.

Para saber como foram os debates ontem, acesse o blog “Cidadania e Redes Digitais” e veja o resumo de cada mesa. Leia ainda a cobertura feita pelo blog do Link.

Veja a programação de hoje:

14H – 16H – Mesa 4 Web Semântica, Interatividade e Cidadania
A mesa pretende debater as possíveis mudanças nos níveis médios de interatividade diante das possibilidades da web semântica, bem como a tendência dos seus impactos e consequências para a esfera pública e para a cidadania. A discussão também terá como eixo a análise das aplicações da Web Semântica, os componentes básicos necessários para a sua implementação e a viabilidade e potencial cidadão.

EXPOSITORES:
Carlos Cecconi (W3C BRASIL)
Henrique Antoun (UFRJ)
Jomar Silva (ODF Aliance)

COORDENAÇÃO DA MESA:
Sergio Amadeu (Faculdade Casper Líbero)

16H30 – 18H30 – Mesa 5 Ubiquidade, Mobilidade e Cidadania
A mesa debaterá as possibilidades e limites da cidadania no ambiente de convergência tecnológica, dos computadores coletivos móveis, da emergência da computação ubíqua, pervasiva e senciente. Será debatido também o potencial de ampliação dos direitos em relação as mudanças no ambiente urbano presencial e no acesso permanente ao ciberespaço, a partir das redes wireless abertas e do Open Spectrum. As cooperativas de conexão wireless, a disseminação do acesso à Internet pelos aparelhos celulares também serão avaliadas.

EXPOSITORES:
Fábio Botelho Josgrilberg (Metodista)
Franklin Coelho (Piraí Digital/UFF)
João Brant (Intervozes)

COORDENAÇÃO DA MESA:
Cláudio Novaes Pinto Coelho (Faculdade Casper Líbero)

19H30 – 21H30 – Mesa 6 Sociedade de Controle, Biopodes e Anonimato
O avanço das redes digitais ampliam as ambivalências da era informacional que pode ser analisada não somente da perspectiva da liberdade comunicacional, mas também dos aparatos e diagramas que conformam uma sociedade de controle. A mesa debaterá os significados e as implicações da comunicação anônima diante dos mecanismo tecnológicos e institucionais de vigilância.

EXPOSITORES:
Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP)
Sergio Amadeu (Faculdade Casper Líbero)
Alexander Galloway (NYU)

COORDENAÇÃO DA MESA:
Heloíza Helena Gomes de Matos (Faculdade Casper Líbero)

Veja também

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*