Transparência HackDay Brasília: 1 e 2 de dezembro

Desenvolvedores, programadores, designers, comunicadores, ativistas, representantes de ongs, gestores públicos, parlamentares e interessados de todas as áreas estão convidados a comparecer e colaborar com projetos e discussões no próximo Transparência HackDay, que acontece em Brasília na terça e quarta-feira da semana que vem (1 e 2 de dezembro).

O encontro, promovido pela Esfera Pública,  é um desafio com foco no uso de informações governamentais e potencializado pelas ferramentas da web, com o objetivo de gerar participação política na rede e atribuir transparência às gestões públicas. Os participantes trazem ideias e conhecimento técnico para criar e desenvolver aplicativos de web, mashups, especiais multimídia ou sites baseados em tecnologias abertas e dados públicos, e paralelamente, participam de discussões abertas e palestras.

O Transparência HackDay vai acontecer dentro do Seminário Acesso à Informação, Serviços Eletrônicos e Cidadania, um evento da SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação), órgão do Ministério do Planejamento, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o escritório brasileiro do W3C. No Seminário, será discutido o acesso à informação pública como um instrumento de promoção da cidadania – com uma exposição sobre experiências de disponibilização de dados governamentais (da qual nós, da Esfera, faremos parte); e também com uma palestra de Eduardo Gonzales, do Conselho de Transparência do Chile, sobre o portal chileno de transparência e participação cidadã.

A programação também contempla a apresentação de uma proposta de interoperabilidade de serviços no governo federal. Além do espaço paralelo de desenvolvimento de projetos baseados em dados públicos, que promovam a participação política dos cidadãos por meio da rede, onde acontece o #thackday.

Os interessados em participar do Transparência HackDay precisam se inscrever gratuitamente por meio do site do Seminário, e também devem preencher o formulário específico do #thackday, para a equipe da organização saber quem vai estar por lá.

Transparência HackDay Brasília
01 e 02 de Dezembro de 2009
Dentro do Seminário Acesso à Informação,  Serviços Eletrônicos e Cidadania
Na Universidade dos Correios
Setor de Clubes Esportivo Norte – SCEN – Trecho 02 – Lote 04
Brasília – DF
Inscrições devem ser feitas no site do seminário e também aqui

Comentários (3)

  • erikcineasta

    Hoje construir um blog é uma necessidade de empresas, comunidades, pessoas que buscam uma maior inserção de seus perfis e pensamentos… e essa nova forma de comunicação gera uma economia que se instala e multiplica espontaneamente, as demandas nesse sentido são imensas… as formas de utilização da comunicação social para estabelecer cidadania, inclusão digital/social e consciência individual ou de grupos, coloca as áreas de ciência e tecnologia, cultura e educação diante de um desafio a ser enfrentado na capacidade que a tv digital poderá ter na redução da pobreza (econômica, intelectual ou espiritual).

    A redução da pobreza em áreas rurais e urbanas, não é tarefa fácil… a questão da propriedade da terra e sua utilização sustentável, é sim uma questão que poderá ser mediada através de sistemas públicos de comunicação, assim como o monitoramento dos problemas que afligem as populações que moram em áreas de dificil acesso como tribos indigenas, acompanhamento da produção de alimentos ligado a universidades de biologia e agricultores… a questão da alimentação e da solução desse problema é um fator de segurança pública… mas “o video como alimento”, é uma noção que pode elevar a interatividade entre trabalhos de pesquisa e a população ao campo prático, elevando assim os índices de educação…

    Quando a sociedade vive em um estado de incertezas sobre sua condição econômica, proporcionando assim a perda do sentimento de bem-estar, cria-se uma “cadeia de risco”, que produz vulnerabilidade nas camadas mais pobres da população, refletindo no aumento dos índices de violência sofridos pela classe média. A cultura tem a função de fixar comportamentos e tradições que regem as relações sociais em momentos de indefinições… como por exemplo nas crises cíclicas que atinge os poderes de estado… a midia tem grande poder na criação de crises, porque da forma com que é ” explorada” por esse modelo estático de hoje, não dá margem para o debate que produz a visão critica e esclarecedora…

  • […] mesma direção, por caminhos diferentes.  O fato de que há iniciativas como a do LexML, ou  do Transparência Hack Day, mostram que a sociedade está amadurecendo suas formas de participação.  Assim, isto poderia […]

  • […] tem lançado seus dados na web, como com o Portal da Transparência. É sintomática a criação do Transparência HackDay, por exemplo. Desenvolvedores colocando a mão na massa e gerando informações e trabalhando sobre […]

Imagem CAPTCHA
*