Feira Música Brasil 2009

Painéis do evento em Recife tratarão sobre mercado e cultura digital, com participação de autor alemão que defende novo modelo

Painéis do evento em Recife tratarão sobre mercado e cultura digital com participação de Gerd Leonard, que defende novo modelo

Painéis do evento em Recife tratarão sobre mercado e cultura digital com participação de Gerd Leonard, que defende novo modelo

A Feira Música Brasil 2009, maior evento do gênero na América Latina, tem nove painéis de debate confirmados. O evento, que será realizado em Recife na semana que vem (entre os dias 9 e 13), conta com apoio do Ministério da Cultura e tem como tema Música tocando negócios, com o objetivo de atender tanto aos artistas quanto aos empresários, produtores e demais segmentos da cadeia produtiva do setor.

Entre os palestrantes dos painéis, o destaque é alemão Gerd Leonhard, autor dos livros The Future of Music (com David Kusek) e Music 2.0. Ele publicou na Internet uma carta aberta para a indústria fonográfica independente, em que exorta os profissionais a embarcar no novo modelo, baseado no compartilhamento e na promoção da música “como serviço” e não “como produto”.

Confira a programação dos painéis e das atrações musicais.

Atrações musicais

A FMB também terá uma série de apresentações musicais. No encerramento, durante tributo a Luiz Gonzaga, canções do Rei do Baião serão reinterpretadas por um grupo reunindo instrumentistas de Nação Zumbi, Cidadão Instigado, Instituto e Orquestra Contemporânea de Olinda. Dividirão com eles o palco, como cantores convidados, Arnaldo Antunes, Marina de La Riva e Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, entre outros.

Também serão exibidos os filmes Cartola – Música para os Olhos, O Rock Brasileiro – História em Imagens e Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global, seguidos por debates. E haverá palestras sobre tecnologias para música e música para cidadania, além de oficinas de produção musical e de gestão cultural – todas gratuitas.

Nos dias 10, 11 e 12, ocorrerá a Rodada de Negócios Nacional e Internacional, com presença confirmada de dezenas de empresas – selos, gravadoras, distribuidoras, telefônicas e outras -, bem como organizações sociais da área cultural. Os participantes contarão com uma equipe de monitores e tradutores.

A programação artística e das atividades em geral, com os horários e locais, está na página do evento.

Instituições envolvidas

A segunda edição da FMB é patrocinada pela Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realizada pela Funarte/MinC em parceria com um conselho formado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira dos Empresários Artísticos (Abeart), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), Associação Brasileira dos Editores de Música (Abem), Associação Brasileira de Editoras Reunidas (Aber), Associação Brasileira das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e Fórum Nacional da Música (FNM).

O Ministério da Cultura apoia a iniciativa com recursos do Programa de Desenvolvimento da Economia de Cultura (Prodec), por meio de convênio com a Fundação de Cultura Cidade do Recife, que investiu contrapartida. O evento também conta com apoio financeiro da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Outros parceiros, a exemplo do Sebrae, estão se somando à organização.

Texto: Pedro Biondi / SPC-MinC

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