Culturadigital.br – um mapeamento dos usuários da rede

Neste exato momento, 3.747 perfis compõem o Fórum da Cultura Digital Brasileira e, provavelmente, até o final desta mensagem novos membros já estarão cadastrados modificando não apenas esse número como toda a rede. Da hora em que escrevo até o minuto em que esse post chega a você, diversas ideias, grupos, integrantes, relações são criados e formam o mosaico de pensamentos, discussões, propostas que temos na plataforma. E quem são essas pessoas? O que andam discutindo, fazendo na rede? Que conexões estabelecem? Essas são algumas das perguntas que surgiram nesse começo de ano e para respondê-las, ainda que parcialmente, procuramos levantar alguns dados.

A distribuição dos usuários pelo país mostra uma grande concentração em São Paulo. Pertencem a esse estado, 1.045 dos 3.692 integrantes cadastrados até 15 de janeiro. Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem na sequência, mostrando a liderança da região Sudeste em números de membros. Visualize os dados no mapa feito no ManyEyes pelo curador do eixo memória digital Rogério Lourenço, antropólogo, especialista em visualização de dados:

mapaculturadigitalbr

O mapa traz um dado interessante, mas ater-se a ele significa restringir-se a uma visão limitada do processo. Se for levado em consideração, por exemplo, os blogs e/ou os moderadores de grupo a proporção muda bastante e outros estados ganham maior relevância e participação. Estamos ainda compilando e cruzando os dados O resultado será publicado, disponibilizado aqui e apresentado na Campus Party, na Campus Fórum, no encontro da comunidade culturadigital.br que acontece no dia 26/01, terça-feira.

Colaborações são bem vindas. O trabalho pode ser enriquecido com a ajuda de todos os que já estão ou pretendem se cadastrar na rede. Na inscrição, há a opção de preenchimento dos seguintes campos: Nome completo, Apelido, Sexo, Cidade, Estado, Biografia, Onde atua, Profissão, Representa uma entidade, Palavras-chave, que muitas vezes ficam em branco, dificultando o mapeamento dos usuários que compõem o culturadigital.br. E aqui vai uma espécie de apelo: que tal abrir o seu perfil e preencher todas as informações?

Em cima disso, podemos discutir presencialmente na Campus Fórum e virtualmente por aqui as várias implicações sobre o que essas marcas territorias e participações representam, os temas levantados na plataforma, delinear prioridades…Vamos construir mais essa etapa juntos?

Comentários (5)

  • Foto de perfil de Fernando Silva

    Belo artigo Gabriela. Estou ansioso para conhecer o resultado da pesquisa. Acabei de atualizar meu perfil!

  • Foto de perfil de JOÃO CARLOS LUZ

    Um Mapeamento dos usuários da rede. Está sendo surpreendente e de relevância para uma rede como Cultura Digital, é o que está faltando em redes, que se dizem grandes; uma delas que participava dissera que tem seis mil adeptos, ora! ter uma foto e uns textos no blog, este, que se diz rede, é muito fácil, e sair dizendo e angariando pessoas em nome de um “x” número, que não é confiável e que muita gente se ilude com as fotos e a quantidade de gente. Gostei muito do mapeamento, acredito que acrescenta credibilidade ao CULTURA DIGITAL. Criei um grupo no CULTURA, o MIDIA LIVRE, para debater e desenvolver o conceito e a participação dos que buscam uma MIDIA LIVRE, com o estado de Livre Expressão etc…. Gostei muito Gabriela e turma do CULTURA DIGITAL. Bola pra frente.

  • Foto de perfil de Maximiliano Leguiza

    show!

  • Foto de perfil de rubaocaju

    Car@s,
    há um outro problema, quando a galera de Sergipe tenta se cadastrar não há como pois não há essa opção nos estados.

  • Seu comentário…

Imagem CAPTCHA
*