CulturaDigital.BR recebe menção honrosa no Ars Electronica 2010

Car@s integrantes da rede,

Parabéns!

A comunidade CulturaDigital.BR foi premiada na edição 2010 do Prix Ars Electronica, talvez o mais importante prêmio mundial de cultura digital.

Nossa iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura em parceria com a sociedade civil, recebeu Menção Honrosa na categoria Digital Communities.

O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira em Linz, na Áustria, onde fica a sede do Festival Ars Electronica. O prêmio será entregue em setembro.

Estamos muito orgulhosos desse prêmio, que, sem demagogia, é um prêmio de tod@s nós.

Os objetivos da rede CulturaDigital.BR, que hoje conta com cerca de 5 mil membros, foi reunir em um espaço virtual os protagonistas da internet brasileira, numa ação distribuída, que nos permita agir de forma emergente, para o lado e para cima.

Seu foco é pensar políticas públicas nessa área, e temos conseguido influenciar diretamente a compreensão dos governos sobre quais rumos o país deve seguir em sua permanente busca por melhores condições de vida para tod@s.

O Ars Electronica é um prêmio que leva em consideração a dimensão pública e social das ações em novas mídias e por meio da internet. É um prêmio para a “inovação na convivência humana”.

Como está escrito no site oficial do Ars Electronica, as comunidades digitais “estão reconfigurando as relações de poder entre os cidadãos e líderes políticos, o Estado e sua burocracia administrativa, bem como interesses financeiros e comerciais no sentido de aumentar a participação, o reforço do papel da sociedade civil, criando assim um quadro em que a democracia possa florescer”.

Não é a primeira vez que o Brasil recebe um prêmio desse parte, na categoria Comunidades Digitais.

Em 2007, o projeto Overmundo (http://www.overmundo.com.br) recebeu o Golden Nica, a maior distinção oferecida pelo júri especializado do Ars Electronica.

Já a rede do MetaReciclagem (http://rede.metareciclagem.org/), integrada por criadores e ativistas da apropriação tecnológica, foi contemplada com Menção Honrosa em 2006.

Esperamos que esse reconhecimento que chega antes de completarmos um ano de existência da rede, sirva para nos inspirar a seguir adiante, aprofundando as condições de desenvolvimento desse novo arranjo de convívio social e cultural.

Ainda estamos só começando.

Comentários (11)

Imagem CAPTCHA
*