Rede #culturadigitalbr integra o Fórum Brasil Conectado

Car@s participantes da Rede CulturaDigital.br,

Publicado por Rodrigo Savazoni em: http://culturadigital.br/pnbl/2010/06/24/carta-aberta-a-rede-sobre-a-participacao-no-pnbl/

Recebemos da Presidência da República um convite para que a Rede CulturaDigital.br integre o Fórum Brasil Conectado, espaço criado para o debate e a construção de ações para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Esse plano pretende universalizar nos próximos anos o acesso à rede mundial de computadores, ampliando a importância que ela já tem para a vida dos brasileiros.

Entendemos que esse convite se deve ao arranjo inovador que construímos, por meio desta plataforma, em que indivíduos debatem permanentemente políticas públicas para a cultura digital. Nesse sentido, podemos considerar que se trata do reconhecimento da importância desta rede para a discussão e elaboração de políticas para a era digital.

Acreditamos que a ponte entre os conteúdos e deliberações produzidos pelos participantes desta rede e o Plano Nacional de Banda Larga são fundamentais para a efetivação das nossas reivindicações. É também um sinal de que o Governo Federal está atento para aproveitar no Plano Nacional de Banda Larga as ideias previamente debatidas e construídas nos últimos anos.

Para seguir inovando no plano da política, pretendemos construir uma forma diferente de representação, posto que ninguém neste espaço tem mandato para definir qualquer coisa. Precisamos avançar para que a visão dos participantes da rede possa se expressar nesse processo, o que podemos e devemos tentar fazer usando mais uma vez a internet.

Acreditamos que essa representação diferente pode funcionar como um Avatar desta inteligência distribuída, em que cada um de nós representa apenas um nódulo de uma rede de informações e entendimentos muito ampla. Mas não é um desafio fácil, e contamos com a ajuda de cada um para pensarmos na forma e no conteúdo dessa inserção da rede no PNBL.

Inicialmente, inauguramos um blog, um grupo e fóruns específicos para debatermos como essa representação deve ocorrer. Na sequência, esse espaço será utilizado para que possamos reportar, de forma integrada e colaborativa, os andamentos do trabalho do Fórum Brasil Conectado.

A nós, cabe o trabalho de ativar e mobilizar permanentemente a rede. Trabalho que desenvolvemos profissionalmente e que não nos torna, jamais, porta-vozes de um grupo tão diverso como esse. Somos facilitadores dessa ampla conversa e é assim que nos colocamos nesta mensagem, no sentido de construirmos um novo jeito de fazer a rede se afirmar politicamente.

Contamos com ajuda de tod@s,

Abraços,

Comentários (2)

  • Foto de perfil de Seu Ribeiro

    Parabéns pela conquista e principalmente pela postura! Tenho aprendido muito aqui!

    • Foto de perfil de Rodrigo Savazoni

      Valeu Seu Ribeiro,
      Agora é começar a debater e formular para influir positivamente nesta grande iniciativa que é o PNBL.
      Abraços,

Imagem CAPTCHA
*

Please leave these two fields as-is: