Parada técnica 03/04/2014 – 05/04/2014

atualização da plataforma

Parada técnica para atualização da plataforma

Cara comunidade do Culturadigital.br: informamos que entre quinta e sábado (03/04 a 05/04) a plataforma Culturadigital.br ficará fora do ar, para realização de manutenção geral no sistema e atualização do software. Além das atualizações do código, estamos implantado um novo modelo de desenvolvimento, que permite a participação da comunidade de forma diferenciada.

Sistemas afetados:

* todos os blogs vinculados ao culturadigital.br ficarão fora do ar; por exemplo: http://culturadigital.br/seublog.
* portal culturadigital.br

A alteração não afeta a plataforma http://pnc.culturadigital.br e sítios relacionados.
Deste modo, pretendemos:
– diminuir os erros
– aumentar a compatibilidade com novos temas e plugins
– incorporar novas ferramentas
– melhorar o desempenho geral do sistema
– melhorar a capacidade de detecção e bloqueio de spam
– aumentar os canais de participação da comunidade no desenvolvimento

Publicação do código no GitHub: novas possibilidades de participação e garantia da transparência

Para a nova versão do CulturaDigital.br, publicamos o código do portal na rede social de compartilhamento de código, o github. O código do software base (wordpress) com a configuração de plugins e temas está disponível para acesso ao público.
O GitHub é uma plataforma de hospedagem de código versionado utilizando o software git; desenvolvido por Linus Torvalds, o Git é um excelente sistema de versionamento de software, utilizado por programadores/as do mundo todo para desenvolvimento de software livre de forma colaborativa e descentralizada.
Para acessar a o código do Culturadigital.br, acesse: https://github.com/CoordCulturaDigital-Minc/culturadigital.br

Diferentes perfis de participação

Além do acesso ao código, é possível adicionar tarefas, reportar bugs, solicitar melhorias e acompanhar o desenvolvimento. Isto significa que o desenvolvimento não está restrito somente aquelas pessoas que entendem de programação e sistemas, mas tmabém usuários/as, editores/as de blogs e pessoas interessadas em geral.
No caso daquelas pessoas interessadas no desenvolvimento, é possível fazer um “fork” do código – uma cópia – e trabalhar nessa versão, que pode ser posteriormente incorporada à versão principal do código – num processo bem documentado e conhecido da comunidade de desenvolvimento de Software Livre.
Se o interesse é reportar erros, sugerir melhorias e funcionalidades, é dada a possibilidade de criar “issues”, semelhante a um ticket. Mais informações relacionadas ao github podem ser obtidas nas páginas de ajuda do github (apenas inglês).

Acompanhamento de erros

Em todas as atualizações de sistemas, podem surgir erros. Pedimos que caso sejam encontrados erros, por favor entrem em contato pelo sistema de Tickets do github.

Atenciosamente,
Equipe técnica do CulturaDigital.Br

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*