BNDES: o momento é crucial para o setor de games no Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou recentemente os resultados da pesquisa Levantamento de informações sobre a indústria de games e políticas públicas para o setor.

O trabalho foi apoiado com R$ 1,3 milhão pelo Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP) e conduzido pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), entidade selecionada por meio de Chamada Pública.

Concluído após 12 meses de pesquisa, o estudo apresenta o cenário mundial do segmento, sua importância estratégica para a economia e um panorama da indústria brasileira de jogos digitais (empresas, diagnóstico e ambiente institucional).

O trabalho — que ouviu 133 empresas nacionais de desenvolvedores de games — permitiu a formatação de um censo da indústria brasileira do setor e a elaboração de um glossário contendo o vocabulário de jogos digitais.

O estudo traz também propostas de políticas públicas para a indústria de games em relação à capacitação de recursos humanos, acesso a financiamentos, criação de ambientes de negócios e geração de demandas indutoras do consumo.

Para Fernanda Menezes, do BNDES, o banco entendeu que os games são cruciais para a geração de recursos econômicos, e por isso constitui segmento de interesse estratégico do para apoio. Mas ainda há muitas ações por fazer, dentre elas, o combate à informalidade. Veja abaixo entrevista realizada pela TV Convergência Digital disponível no YouTube:

Responsáveis pelo estudo patrocinado pelo BNDES sobre a indústria de Games no Brasil, os professores David Nakano e Luis Sakuda falam, em entrevista realizada pela TV Convergência Digital, sobre diversos aspectos da pesquisa. Destacam o momento de transição do mercado, onde projetos para tablets e smartphones, que exigem menor investimento, podem oferecer janela de oportunidade para empresas brasileiras.

Clique para ler o Relatório Final, a Proposição de Políticas Públicas e o Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais.

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*