CineGrid Brasil 2014

FILE 2009

O CineGrid Brasil (www.cinegridbr.org), uma associação internacional de cinema ultradefinido digital conectado em redes de alta velocidade, acontecerá pela segunda vez no Brasil, desta vez na cidade de São Paulo durante os dias 28 e 29 de agosto de 2014. O CineGrid vai acontecer na Faculdade de Medicina da  Universidade de São Paulo (USP) e conta com apoio da Pró-reitoria de Cultura da USP, da CAPES, do CNPq, da Universidade Mackenzie e de várias universidades e centros de pesquisa na área de visualização avançada, cinema e redes fotônicas.
INSCRIÇÕES GRATUITAS: http://cinegrid.ansp.br

Sobre o CineGrid Brasil

A comunidade CineGrid é uma associação internacional sem fins lucrativos construída por várias empresas e universidades que convergiram em um grupo avançado de pesquisa para a distribuição de imagens em movimento através de redes ópticas de alta capacidade. A origem do nome vem da junção do termo Grid com o Cinema, uma vez que os sistemas computacionais para transmitir e armazenar as imagens seguem a estrutura de uma grade computacional. Empresas como Cisco, IBM, Intel; universidades como Berkeley, UCSD, UCLA, Keio; e estúdios de cinema como a Lucas Films e Disney estão entre os fundadores dessa associação. Atualmente, CineGrid é um dos proeminentes grupos na área de cinema em redes e uma dos principais usuários das instalações da GLIF. Dentre as principais aplicações em desenvolvimento pela associação está a transmissão de vídeo em super/ultra-alta-definição (4k ou superior) e ferramentas para edição colaborativa e on-line de vídeos em alta definição.

O CineGrid também organiza seminários e demonstrações anuais desde 2006. A maioria dos eventos é realizada na sede administrativa da organização, localizada em São Francisco, Califórnia (EUA) ou em Amsterdã (Holanda).
Em 2009 o Brasil teve uma participação pioneira junto à comunidade CineGrid durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) realizado em São Paulo. Na ocasião foi feita a primeira exibição transcontinental de um longa-metragem 4K9. O filme “Enquanto a noite não chega” de Beto Souza e Renato Falcão foi apresentado no teatro SESI e transmitido em tempo real (“streaming”) para as Universidades de San Diego (California) e Keio (Japão) através do link internacional de 10 Gbps da rede ANSP.

Comentários (1)

  • Foto de perfil de Jorge-Fiel

    Prezada equipe da CineGrid,
    parabéns pela bela iniciativa. Estamos a postos para conversarmos sobre oportunidades de colaboração conjunta para a edição de 2015.
    Abraço cordial e sempre a postos,
    Jorge-Fiel
    Assessor na Área de Cinema e TV
    Diretoria de Extensão da Faculdade de Letras
    UFRJ/MEC

Imagem CAPTCHA
*