Anote a agenda! CineGrid Brasil 2014!

thiago_zeiss_4k

Nos dias 28 e 29 de agosto de 2014 a Universidade de São Paulo sedia o 2º Congresso Internacional da associação CineGrid realizado no Brasil. O CineGrid Brasil 2014 acontece em parceria com a 6a. Reunião Semestral da ANSP – RSA6. A ANSP é responsável pela Internet acadêmica no Estado de São Paulo e neste ano celebra 25 anos. O CineGrid nasceu da demanda crescente por intercâmbio de conteúdos midiáticos de caráter científico, educacional, artístico, de pesquisa ou entretenimento em ultradefinição. As demonstrações do CineGrid são transmitidas por meio de redes fotônicas (ópticas) de alta capacidade, que hoje já alcançam 160 Gbps (o equivalente a 160 mil vezes a velocidade média da Internet banda larga no Brasil) em países como Estados Unidos e Alemanha.

O congresso existe como espaço para debate, apresentação de palestras com especialistas e prévias de inovações tecnológicas com foco na pesquisa, desenvolvimento e demonstração de ferramentas colaborativas em rede para o intercâmbio de mídias digitais de alta complexidade.
Nesta segunda edição do congresso no Brasil, o primeiro em São Paulo, estão programadas atividades que interessam ao público ligado às mídias digitais, ao audiovisual e ao cinema em geral, assim como aos pesquisadores e técnicos, dada a notoriedade de alguns participantes e a grandeza e ousadia das demonstrações que encerram cada um dos dias.

O primeiro dia conta com palestras de Andy Maltz e Atsushi Takahara. Maltz atua como diretor e consultor de ciência e tecnologia da Academy of Motion Picture Arts & Sciences (a do Oscar, a própria). Contribuiu na definição de quase todos os padrões de cinema digital hoje consolidados e publicou o livro “The Digital Dilemma”, cuja versão brasileira foi traduzida e publicada pela Cinemateca Brasileira, sob o título “O Dilema Digital”, tal é a importância da discussão do uso da tecnologia digital no cinema propostas pelo livro de Maltz. Takahara, por sua vez, é um dos principais desenvolvedores da tecnologia de imagens 8K, a que deve substituir a maior parte dos televisores em 2020 para as Olimpíadas do Japão e a grande aposta dos players do mercado de cinema e televisão, tais como Sony, JVC e LG. Ao final, uma exibição de “São Paulo Sinfonia da Cidade” será acompanhada pela performance ao vivo, transmitida em 4K a 10 Gbps, da New World Symphony Orchestra, que encerra a programação do dia 28.

No dia seguinte, os destaques são Lev Manovich e Jeffrey Weekley: numa sessão que trata de mídias para usos científicos e culturais, Manovich (considerado um dos mais importantes teóricos da mídia na contemporaneidade depois de Marshall McLuhan) dá sua visão para esse uso da tecnologia aplicada às questões contemporâneas das visualizações científicas e novos padrões de entendimento da cultura por meio das novas tecnologias de visualização avançada e sistematização do conhecimento na sessão “Artes e Ciências”. Seu último trabalho, Selfiecity, é considerado um exemplo da cultura da visualização. Jeff Weekley produz conteúdos e visualizações científicas impressionantes em 4K a partir de câmeras instaladas em balões ou mesmo em barcos, com o objetivo de testar a dinâmica de captação e sistemas de percepção com alta densidade de frames, como nos experimentos filmados com câmeras protótipos que captam uma turbina de um avião em ação a 360 frames por segundo, o que permite que nosso olho consiga pela primeira vez ver cada uma das hélices girando. Essa ponte entre ciência e tecnologias de projeção antecipa a última atração do dia e do evento CineGrid Brasil 2014: a trasmissão ao vivo de uma cirurgia oftalmológica em 4K 3D da UNIFESP para a USP, a partir de duas cameras 4K no microscópio 3D do centro cirúrgico do Hospital São Paulo usando uma rede de 10 Gbps. O CineGrid Brasil 2014 é uma promoção da Pró-reitoria de Cultura e do CINUSP da Universidade de São Paulo, com apoio da CAPES, CNPq, Universidade Mackenzie e rede ANSP.

CineGrid Brasil 2014

Inscrições: www.cinegridbr.org ou cinegridbr@usp.br

Data: 28 e 29 de agosto de 2014, das 9h às 18h

Local: Teatro Central da Faculdade de Medicina da USP – Av. Dr. Arnaldo, 455 – CEP 01246-903 – Cerqueira César – São Paulo – SP

 

Para mais informações:
Thiago de André (thiago.andre@usp.br)
Universidade de São Paulo – USP
CINUSP – PRCEU – Office for Cultural and Extramural Activities
11 3091-3152
11 99715-7120
Rua do Anfiteatro, 181 Favo 37
Cidade Universitária – São Paulo – SP
ou
Jane de Almeida (janedealmeida@post.harvard.edu)
LabCine/Universidade Mackenzie
11 2114 8710
11 99598 0070

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*