Inaugurada a Incubadora Goiás Criativo

Foi inaugurada terça-feira, dia 26/08, a Incubadora Goiás Criativo, mais uma incubadora que integra o programa Rede Incubadoras Brasil Criativo, uma iniciativa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

A Incubadora Goiás Criativo abriu com programação de cursos, oficinas, palestras e  consultorias pré definidas para os próximos meses. Serão ofertados aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos, captação de recursos e acompanhamento contínuo, além de sediar balcões de crédito, formalização, formação técnica e realização de cursos além de três encontros setoriais para o setor do artesanato.

Em outubro a Incubadora Goiás Criativo seguirá com atividades de formação e os encontros setoriais serão voltados para empreendimentos de moda. Além disso, desde já são oferecidos plantões às segundas e sextas feiras para elaboração de projetos culturais.

A Incubadora Goiás Criativo funciona como um centro de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção de cultura. Instalado no centro Goiânia, ao lado das galerias Frei Confalone e Sebastião dos Reis, parte do Centro Cultural Octo Marques, o espaço da Incubadora funcionará como local de convívio e interação multisetorial, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos locais.

Aproximadamente 200 agentes culturais, artistas e empreendedores criativos da região participaram do evento que contou com a presença também de chefes de bancos regionais, diretores do sistema S, reitores de universidades, secretários estaduais e municipais, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, dentre outros.

Após as falas do Secretário da Economia Criativa, Marcos André Carvalho, e de Aguinaldo Coelho, Secretário de Cultura do Estado de Goiás, os secretários visitaram as instalações da incubadora que conta com uma área de trabalho colaborativo, um café cultural, salas de consultoria, área para a implementação de balcões de crédito, formalização, assessoria jurídica e auditório.

Rede Incubadoras Brasil Criativo

As Incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores criativos e multi-institucional que reúne governos, bancos, universidades, sistema S e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

Nessa primeira fase, a Rede Incubadoras Brasil Criativo estará presente em 14 estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Amazonas.

O programa conta com investimentos de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e a inclusão social.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Senac, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e universidades.

Incubadora Goiás Criativo

Local: Edifício Parthenon Center Rua 4 numero 515 quadra 01-10 Setor central – Goiânia – GO

Informações: (62) 3201-9857 ou  http://www.facebook.com/criativogoias

Confira a galeria de fotos da inauguração (Imagens de Marina Adorjan)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*