Secel-MT e MT Criativo concluem capacitações de maio

_MG_9023Neusa Baptista – Comunicação/ MT Criativo

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), por meio do MT Criativo, concluiu nesta quarta-feira (20) a agenda de capacitações gratuitas oferecidas aos empreendedores criativos durante o mês de maio.

O encerramento aconteceu com o mini curso “Introdução à Produção Cultural: Eventos Culturais e Artísticos”, ministrado na última terça-feira (19) e quarta-feira (20) pela produtora cultural Paula Naves. No dia 14 de maio, foi oferecido o bate-papo “Design Thinking: Pensando como um designer”, com os consultores Joana Resende e Luis Pita. Ao todo, 54 pessoas participaram das capacitações.

Paula Naves, que ofertou o curso em parceria com o MT Criativo, avaliou positivamente a experiência. “Participei de várias capacitações ofertadas pelo MT Criativo e, graças a isso, pude estabelecer contatos, relações com outros produtores culturais e firmar parcerias como, por exemplo, com o Museu Histórico de Mato Grosso. O MT Criativo tem este potencial de conectar e fomentar o intercâmbio entre os empreendedores do setor criativo”, comentou.
O curso foi focado nas fases de produção de eventos culturais, das ações iniciais (pré-produção), passando pela execução (produção) até a finalização da ação (pós-produção). Além de apresentar conceitos e falar sobre os trâmites necessários em cada caso, Paula Naves também trouxe um pouco de sua experiência à frente da produção de projetos culturais como o Cinema BR em Movimento, o Festival Tudo Sobre Mulheres e o projeto Tim Música nas Escolas, demonstrando aos presentes as soluções encontras por ela para driblar problemas e concluir as ações com êxito.
A sensibilidade e a disposição para entender o mundo do artista foram algumas das características necessárias para um bom produtor cultural, segundo Paula. Para os participantes, esta foi uma oportunidade de se qualificar para novas empreitadas. “Trabalhei no setor de eventos sociais do Hospital de Câncer e acompanho há algum tempo as ações do MT Criativo. Esta é uma chance de adquirir novos conhecimentos”, disse a participante Larissa Rodrigues. Para o produtor de eventos sociais Carlos Cesar da Conceição, o curso ajudou em seu objetivo de focar mais em eventos culturais. “Já produzimos festas, casamentos e outros eventos sociais, mas agora queremos ampliar nossos serviços, pois este mercado está crescendo muito”, explicou.
O músico e jornalista Márcio Camilo, vocalista da banda de rock alternativo Orpheus, procurou a formação em busca de melhorar sua atuação como empreendedor. “Foi bom, pois levantou muitos questionamentos, curiosidades e apontou caminhos para melhorar o marketing da banda, entre outras coisas. Nossa meta é nos inserir nos diferentes espaços dedicados à música alternativa, enfim, crescer musicalmente”, disse ele.
Para saber mais sobre o MT Criativo acesse www.matogrossocriativo.wordpress.com.

Foto: Amilton Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*