News

  • Boletim Eletrônico Informativo do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema
    Ano I – Edição Experimental – Outubro de 2010


    Companheir@s do Cinema Brasileiro,
    Este é o primeiro CBC News – Boletim Eletrônico Informativo do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema.
    Nesta primeira versão, em formato ainda experimental, a Diretoria Executiva da entidade divulga o balanço final do 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual e um resumo das principais notícias veiculadas pela imprensa sobre o audiovisual e atividades desenvolvidas pelo CBC.
    Informamos que pretendemos que este boletim venha a se consolidar como um instrumento de informação e divulgação das idéias, propostas, atividades, realizações e, certamente, das conquistas alcançadas pelo CBC, por suas entidades associadas, enfim, do conjunto das entidades que participam da cadeia do audiovisual brasileiro.
    Inicialmente pretendemos que o CBC News tenha periocidade semanal e que a pauta de notícias contemple toda a diversidade e complexidade do setor. Temos porém a certeza que sua abrangência, a importância dos temas contemplados e concretização de seus objetivos, estão, desde já vinculados, à disposição dos companheir@s em participarem colaborativamente do processo, encaminhando à Diretoria de Comunicação do CBC, as informações e notícias que relacionadas aos seus segmentos e entidades.
    Informamos ainda que todos os artigos e notícias enviados, serão publicados na íntegra no Blog Oficial do CBC, já que este CBC News contemplará apenas a divulgação de um resumo semanal das principais notícias.
    Finalmente, além da já referida participação colaborativa, solicitamos aos companheiro que apresentem suas críticas e sugestões bjetivando o aprimoramento, fortalecimento e consolidação deste novo instrumento de comunicação.
    Um grande e fraternal abraço
    João Baptista Pimentel Neto

    Diretor de Articulação e Comunicação do CBC
    *******************

    CBC News

    Índice

    Documento
    8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual

    Companheir@s do Cinema Brasileiro,

    Este é o documento final do 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual, que contempla a “CARTA DE PORTO ALEGRE”, as Moções e as Resoluções aprovadas. Ao documento, como subscritoras, acrescentamos a relação de entidades e pessoas participantes.

    Informamos a tod@s que, ao consolidarmos o balanço final do congresso, registramos a participação de 386 pessoas, dentre as quais, destacamos a participação de representantes de 104 entidades nacionais, estaduais e municipais da cadeia produtiva do audiovisual, dos 26 estados e distrito federal. Gestores Públicos da união, estados e municípios, de universidades públicas e privadas. Enfim, de representantes de todas as diversidades e identidades brasileiras, reafirmando a abrangência, importância e significado alcançado pelo Congresso.

    Aprovada por consenso e subscrita por todos os participantes, esta nossa “CARTA DE PORTO ALEGRE” está sendo amplamente divulgada à sociedade brasileira, encaminhada às várias esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, às principais empresas fomentadoras e financiadoras do audiovisual e da cultura, e será ainda, encaminhada ao Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais eleitos, aos quais, solicitaremos manifestações de apoio e compromisso.
    Manifestações de apoio e adesão estão sendo incorporadas à versão final do documento.

    Finalmente, a todos que participaram e nos ajudaram a realizar o 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual, o CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e a FUNDACINE – Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul, entidades organizadoras do encontro, apresentam sinceros agradecimentos pelas participações sem as quais, não teríamos alcançado nossos propósitos.
    Viva o 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual!

    Viva o Cinema e o Audiovisual Brasileiro!
    Um grande e fraternal abraço,

    A Diretoria
    ✫ Confira: Documento final do 8.CBC
    Veja também imagens do 8.CBC


    Entrevista
    “Vivemos um momento de maturidade”, diz Cariry

    O 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual (CBC) acabou na semana passada, após muitas discussões e resoluções que clamam por uma grande melhoria dentro do cinema e audiovisual nacional – especialmente na convergência digital e com associação com a televisão. Mas há ainda muita coisa a se fazer; muitas medidas a serem colocadas na prática. Para o presidente do CBC, Rosemberg Cariry, cujos dizeres eram sempre lúdicos e lúcidos, o Congresso foi um sucesso, rendendo discussões férteis e resoluções de grande estima.

    O mais importante, porém, foi o estado democrático atingindo pelo nosso audiovisual, permitindo que tão diferentes entidades se reunissem no mesmo teto para discutir o futuro do cinema. “O 8º CBC é uma demonstração de maturidade política e cultural do cinema brasileiro e isso só é possível, porque temos, na outra ponta, o diálogo aberto, o exercício democrático”, afirmou. Em entrevista para a Revista de CINEMA on-line, Rosemberg Cariry contou um pouco dos principais sucessos do 8º CBC e do que deve se esperar pela frente. ⇨Leia mais…

    Fonte:Revista de Cinema


    ✫ Revista de Cinema – Edição Especial
    Confira em artigos disponíveis para download, em PDF, os artigos e entrevistas que fazem parte da edição especial da Revista de Cinema lançada especialmente para o 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual.            ⇨ Acesse todos os artigos clicando aqui.




    ✫ Notícias:

    + Fundo Setorial de Incentivo à Inovação Audiovisual

    + Fundo de Inovação: Relato da reunião

    + I Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual

    + ANCINE: Consulta pública sobre registro de agente econômico

    + Boletim APTC – ABD/RS

    + CNC divulga manifesto sobre a reforma da LDA

    + Abertas as inscrições para a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes

    + Oficinas Cine+Cultura no DF

    + Revelando os Brasis


    ✫ CBC em Rede



    Quem somos
    Entidades associadas
    Nossa história


    * CBC News
    Diretoria de Articulação e Comunicação do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema.
    Contato: comunicacoes@cbcinema.org.br

    Se voce não quiser mais receber este informativo envie um e-mail para:
    cbc.articulacao@cbcinema.org.br

    João Baptista Pimentel Neto
    Diretor de Articulacão e Comunicação
    10/2010.

2 Comments

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas