Cinemas Universitários no encontro da SOCINE

SOCINENo próximo dia 21 de Outubro haverá uma apresentação do projeto Rede de Cinemas Universitários no XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE, que este ano acontece em Campinas, na UNICAMP, e tem como tema “Cinemas em Redes”.

Os organizadores do encontro estão propondo uma série de questões sobre a relação do cinema com as novas tecnologias da informação:

Arquivos convertidos em bancos de dados permitem novos arranjos para a preservação, disponibilidade e navegação em relação à história do audiovisual. O advento das imagens digitais e computadorizadas reestabelecem uma nova tensão entre o real e o virtual. O descentramento e a disponibilidade dos dispositivos permitem o questionamento sobre os agenciamentos e o poder das imagens.

As transformações na distribuição afetam diretamente os cenários independentes e industriais da produção. Portanto, a imaginação, a formulação, o financiamento, a produção, a promoção, a venda, o consumo, a interpretação e o prazer são mobilizados diante das inovações promovidas pelas “redes” e “nuvens” onde se fabricam e circulam os produtos audiovisuais. Seriam os vocabulários artísticos inerentes ao cinema, à televisão e ao vídeo profundamente abalados por tais mudanças tecnológicas, econômicas e culturais? Como os mercados, nas lógicas da geopolítica e do capital transnacional, se (re)definem? E que estratégicas políticas de subjetivação seriam ativadas nesses processos? Eis alguns tópicos que instigam o presente tema.”

Aproveitando o convite dos organizadores do encontro vamos expor a Rede de Cinemas Universitários, projeto que é fruto da parceria da RNP com o Ministério da Cultura (MinC) e provocar um debate sobre a possibilidade e pertinência de um circuito exibidor baseado nas instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Breve disponibilizaremos mais detalhes da apresentação.

http://www.iar.unicamp.br/socine/index.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*