Cinemas em Rede – Sessão do dia 19 de outubro de 2017 exibe “Alma Palavra Alma”

cartazAPA16

A sessão faz parte da programação do projeto Cinemas em Rede. Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCTIC). Doze Instituições participam do Projeto: a UFRGS (Sala Redenção – Cinema Universitário); USP (CINUSP);  a Cinemateca Brasileira (MinC); a UFBA (Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ (Cinema da Fundação), em Recife; a UFOP (Cine-Teatro Vila Rica de Ouro Preto); a UFPB (Cine Aruanda); a UFG (Cine UFG); a UFF (Cine Arte UFF); a UFPel (Cine UFPel); a UFSCar (CineUFSCar) ; e a UFES (Cine Metrópolis). Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema.

A sétima sessão do projeto Cinemas em Rede de 2017 será realizada no dia 19 de outubro, às 19h, em diversas universidades públicas do país.  Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os cineastas Armando Bulcão e Delvair Montagner.

Armando_Bulcão_diretor Delvair Montagner

 

Alma Palavra Alma

Sinopse:

Para os Guaranis Alma e Palavra tem o mesmo sentido. ALMA PALAVRA ALMA é uma cronica da situação atual da Terra Indígena de Dourados no Mato Grosso do Sul. Numa área de 3 mil e quinhentos hectares vivem aproximadamente 15 mil pessoas das etnias Guarani

Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terenas. Formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, a reserva acumula tristes estátisticas -­ um dos maiores índices de suicídio do mundo e as mais altas taxas de homicídios no país, apenas 7,8% da população chega aos 50 anos. O filme documenta a formação histórica da reserva e processo atual de resistência político, religioso e cultural na luta pela demarcação das Terras Indígenas e melhores condições de vida.

 

Ficha técnica

Direção e roteiro: Delvair Montagner e Armando Bulcão

Montagem: Armando Bulcão

Edição de som: Iuri Rio Branco

Fotografia: André Luís da Cunha

Trilha Sonora: Jovens Conscientes

Captação de som direto: Acácio Campos

Produção: André Cunha / Otamar Caria

Tempo: 90 minutos

Ano de produção: 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*