ESTIGMA / PRECONCEITO

Esta tendência não foi originalmente apresentada no Manual da Nova Classificação Indicativa. Saiba mais

– A tendência é aplicada quando há cenas com diálogos, imagens ou contextos que estereotipam as chamadas minorias ou grupos vulneráveis, fazendo chacota ou depreciando um indivíduo ou grupo por conta de suas particularidades, reiterando sua histórica condição marginal, ridicularizando características ou crenças pessoais (a identidade social), atendo-se a uma característica pessoal para diminuir o indivíduo ou grupo, atribuindo-lhe condição defeituosa. O bullying contra as chamadas minorias se enquadra nesta tendência.

EXEMPLO: Programa de humor apresenta negro como empregado, que nunca acerta as tarefas, é chamado de burro e é mandado para o tronco.

video

VÍDEO: OZ

14 respostas para “ESTIGMA / PRECONCEITO”

  1. Foto de perfil de Anderson Lima Anderson Lima disse:
    Acho justo. Menores de 14 anos não saberiam lidar com este tipo de conteúdo.
  2. Nesta cena tem sim um preconceito, mas não ao ponto de deixar a cena só para maiores de 14 Anos, eu acho que crianças de 10 Anos podem ver isso a vontade, mas se acontecer ‘coisas’ piores, ai sim pode aumentar a classificação, mas para essa cena classifico que crianças de 10 Anos possam ver!
  3. Acho que este video sendo classificado como 14 anos é um pouco exagerado, tem preconceito no video, mas é pouco, acho que está cena pode ser vista por crianças de 10 anos, acho que a educação da crianças é criada pelos pais, se ela falar esse linguajar é porque a familia ensinou, então está cena pode ser vista por crianças de 10 anos!
  4. Na cena existe um preconceito mas não que seja para 14 anos e sim para ou 12 anos é um certo exagero mesmo.
  5. reclassifico para 12 anos… Como eu disse vamos devagar…
  6. O preconceito é algo abominável, mas existe entre as crianças. É um absurdo classificar como 14 anos. Deveria ser livre!
  7. Classifico a cena como 10 anos, e o exemplo também classifico como 10 anos ”lembre-se que é um programa de humor”
  8. Sugestão para uma nova faixa horária !!!!
    Livre (Qualquer Horário)
    10 Anos (Qualquer Horário)
    12 Anos (A Partir das 13horas)
    14 Anos (A Partir das 19horas)
    16 Anos (A Partir das 21horas)
    18 Anos (A Partir das 22horas – sem conteúdo erótico)
  9. Foto de perfil de Lucas Akoti Lucas Akoti disse:
    Reclassifico essa cena para 10 anos, mesma classificação para o exemplo.
  10. Exagero classificar como 14 anos, eu reclassifico para 10 anos.
  11. Realmente é um exagero classificar esta cena como impropria para menores de 14 anos. Para mim, esta cena e exemplo deve ser Livre.
  12. Reclassifico essa cena para livre!
  13. Acho que 12 anos já colocaria em uma faixa de horário adequada, mas se a cena fosse mais intensa poderia variar até para uma classificação um pouco maior, depende da intensidade, mas dependendo do contexto acho que só por esta cena não deveria comprometer toda uma obra… claro que no caso da série OZ ela é toda em torno deste tipo de temática violenta, mas se um filme mais calmo aparecesse uma cena destas pontualmente poderia passar como livre des de que o restante da obra valesse a pena ser visto pelo publico geral, a família.

    Achei os exemplos ofencivos, mas não muito intensos ao ponto de causarem traumas ou incentivar este tipo de atitude.

Deixe uma resposta