Como Construir Sites Profissionais – Guia para iniciantes

Neste artigo você vai aprender passo a passo como criar um site.

PASSO # 1: Escolha a plataforma do seu site

Antes de começar a se preocupar com esquemas de cores e nomes de domínio, você tem que decidir qual plataforma você vai construir seu site com. O que quero dizer com “plataforma”?Bem, em 2004, quando eu comecei com o desenvolvimento web, a maioria dos sites foram construídos usando HTML (código), CSS e até mesmo Flash. Estes levaram muito tempo para aprender e foram difíceis de dominar.É por isso que a maioria das pessoas ainda acho que a criação de um site a partir do zero é difícil ou requer um monte de codificação e habilidades de design – mas isso não é mais verdade!

Em 2016, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como WordPress fizeram a criação de um site acessível a todos.

Para colocar simplesmente, um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou plataforma de construção de site) é uma plataforma amigável para a construção de sites e gerenciar seu próprio conteúdo on-line, em vez de usar um monte de páginas HTML soltas.

As três plataformas de construção de sites mais populares em 2016

Crédito de imagem e dados: OpenSourceCMS.comComo você pode ver no gráfico acima, quase metade dos sites na Internet estão sendo executados na plataforma do site WordPress. Basta olhar para estas estatísticas recentes feitas por W3 Techs e BuiltWith.Por que o WordPress é melhor do que o resto?Porque neste momento não há melhores / maneiras mais fáceis de construir um site … Mas o mais importante:

# 1. É totalmente GRÁTIS, com muitos layouts / temas para escolher.
WordPress não custa um centavo para fazer o download ou instalar, e há uma comunidade enorme que criou belos temas e modelos, tornando mais fácil para ir mais rápido. Você nunca vai ficar sem originalidade …

# 2. É muito novato-amigável.
Se você sabe como usar o Microsoft Word, você já sabe como adicionar seu próprio conteúdo. O WordPress pode ser expandido com plugins gratuitos para lidar com praticamente qualquer site que você possa imaginar – desde páginas de negócios deslumbrantes até sites de redes sociais. Com “plugins”, você será capaz de adicionar formulários de contato, formulários de assinatura, galerias de imagens e assim por diante para o seu site – muito simples, hein?

# 3. Local pequeno ou grande? Ótimo para ambos.
De blogs básicos para sites de negócios bonitos e lojas on-line, WordPress pode lidar com praticamente qualquer tipo de site. WordPress é usado pelo eBay, Mozilla, Reuters, CNN, Google Ventures e até mesmo a NASA.

# 4. Seu site será “responsivo”. Significa que vai funcionar em celulares e tablets, também.
O site que você criar será instantaneamente responsivo, olhando grande em cada dispositivo móvel, smartphone e tablet. Não há necessidade de contratar um desenvolvedor web para isso.

# 5. HUGE suporte e comunidade de desenvolvedores disponíveis para ajudar.
Com tantas pessoas usando a plataforma (webmasters, blogueiros, desenvolvedores de temas e criadores de plugins), é fácil encontrar ajuda rápida quando você precisar. Além disso, o WordPress tem muitos recursos gratuitos disponíveis no Youtube e seu fórum de suporte.

Na verdade, eu construí WebsiteSetup.org no WordPress, também. Abaixo estão exemplos de página inicial e ‘blog’:
Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sitesGlobal Market Finder

WP homepage

'blog page': built with WordPress

 

Naturalmente, há outro edifício do Web site / plataformas do CMS, demasiado.

Drupal é uma plataforma muito poderosa que é popular entre os desenvolvedores web e codificadores experientes, mas ele vem com uma curva de aprendizagem muito íngreme que torna uma má escolha para iniciantes.

Joomla é semelhante ao WordPress e funciona muito bem para lojas online, mas você precisará de um pouco de codificação técnica para fazê-lo funcionar da maneira que você quiser.

Se você quiser mais detalhes, eu coloquei uma comparação bastante abrangente entre WordPress, Joomla e Drupal.

Se por algum motivo você não quiser construir seu site com o WordPress, confira meus guias de Drupal, Joomla e HTML5 também. Todos eles são gratuitos para uso.

Mas para iniciantes, eu sugiro aderir ao WordPress.

É a plataforma mais fácil que já trabalhei, mas é flexível o suficiente para atender a todos, desde pequenos empresários e freelancers a artistas criativos e blogueiros.

Eu não iria olhar mais longe do que WordPress.

No Passo 2, vou guiá-lo através do processo de escolha de um nome de domínio e encontrar um espaço para hospedar seu site.

No Passo 3, vou mostrar-lhe como instalar e personalizar o seu site WordPress. Não se preocupe – eu vou guiá-lo através do processo, com muitas imagens como referência.

Se você tiver quaisquer perguntas / sugestões para este guia não hesite em contactar-me. Lembre-se: estou aqui para ajudar!

PASSO # 2: Encontre um nome de domínio e um host

Para obter um novo site on-line, você vai precisar de duas coisas:

Um nome de domínio (um endereço da web como yoursitename.com)
Hospedagem (um serviço que conecta seu site à internet)
A plataforma WordPress em si é gratuita, mas um nome de domínio e hospedagem vai custar-lhe cerca de US $ 3 – $ 5 por mês. No entanto, custa menos do que um café, por isso não vai quebrar o banco.

Possuir seu próprio nome de domínio parece muito mais profissional do que ter o seu site no domínio de outra pessoa (como yourbusiness.my-free-website.com), e é super acessível, também.

Além disso, ter o seu próprio alojamento também irá certificar-se de que o seu site carrega rapidamente e não vai para baixo por horas em um tempo (muito importante para quem visita suas páginas.)

Onde posso obter um nome de domínio e hospedagem?Eu usei principalmente www.Bluehost.com como um web hosting e registro de domínio para mim e para os meus projetos de desenvolvimento web.Seu site hospedagem custa menos do que um bilhete de cinema (US $ 3,49 / mês) e eles jogam em um nome de domínio gratuito (uma vantagem agradável ter).Claro que você pode tentar outros provedores de hospedagem na web e até mesmo tentar hospedar seu site por si mesmo, mas é um processo muito complicado e muitas vezes não seria capaz de servir os visitantes do seu site. Portanto, poupar algum dinheiro para obter um host adequado.Quando você recebe um nome de domínio, você também receberá uma conta de e-mail pessoal: you@YourSite.com – maneira mais profissional do que um endereço genérico do Gmail ou do Yahoo.

Já tem um nome de domínio e hospedagem? Vá em frente e pule para a etapa 3, onde vou explicar como você pode configurar o seu site.

Que tipo de nome de domínio devo escolher?

Como um ponto de partida fácil:

Se você estiver criando um site para sua empresa, seu nome de domínio deve corresponder ao nome da sua empresa. Por exemplo: YourCompanyName.com
Se você está planejando configurar um site para si mesmo, então YourName.com pode ser uma ótima opção.
Para este site (WebsiteSetup), eu escolhi WebsiteSetup.org

Os nomes de domínio geralmente terminam com .com, .org ou .net, mas nos últimos meses, uma enorme quantidade de extensões de domínio (a parte final do endereço da web, como .com) saíram, variando de .agency para .pizza.

Meu melhor conselho? Evite as extensões estranhas e vá com .com, .net ou .org a menos que eles descrevem perfeitamente o que você tem para oferecer – e mesmo assim, veja se você pode encontrar um nome mais comum.

Enquanto .com, .org e .net são comumente usados e facilmente lembrados, a mania de extensão de domínio não foi realmente mainstream ainda – assim as pessoas podem não encontrá-lo se você usar uma extensão de domínio realmente diferente.

Quaisquer dicas adicionais para escolher o meu nome de domínio?

Existem algumas coisas que podem ajudá-lo a escolher o seu nome de domínio:

# 1 É brandable? Por exemplo, se você fizer um site sobre poesia, então best-poetry-website.net não é uma boa escolha: poetryacademy.com ou poetryfall.com é muito melhor.

# 2 É memorável? Os nomes de domínio curtos, punchy e desobstruídos são muito mais fáceis de recordar. Se o seu nome de domínio for demasiado difuso, demasiado longo ou escrito de forma estranha, os visitantes podem esquecê-lo.

# 3 É cativante? Você quer um nome de domínio que rola fora da língua, descreve o que você (ou seu negócio) faz e paus na cabeça. Vindo acima com um nome fresco pode ser um bocado resistente desde que há aproximadamente 150 milhão nomes ativos do domínio no mundo agora – mas não dá acima.

Há uma regra que sempre se aplica a nomes de domínio: Se você gosta, vá para ele.

Algumas coisas antes de avançar a próxima etapa:

checklist

Faça algumas brainstorming para chegar a um nome de domínio exclusivo que reflete o seu futuro site, negócio ou blog.

lista de verificação

Proteja o seu nome de domínio e hospedagem na web. Para isso eu recomendo Bluehost.com, mas você pode escolher qualquer outro host, desde que seja confiável e simples.

UPDATE: Eu fiz um guia simples para Bluehost (que pacote para escolher e como instalar o WordPress).

PASSO # 3: Vamos configurar e ajustar o seu site

Depois de ter comprado o seu nome de domínio e configurar a sua hospedagem, você está bem no seu caminho!

Agora é hora de colocar o seu site em funcionamento. A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o WordPress em seu domínio.

Instalando o WordPress

Existem duas maneiras possíveis de instalar o WordPress, um muito mais fácil do que o outro.

One-Click-instalação para sites como WordPress (e Joomla & Drupal)

Quase todas as empresas de hospedagem confiáveis e bem estabelecidas integrou a instalação de um clique para o WordPress, o que torna a compra rápida.

Se você se inscreveu com a Bluehost ou qualquer outra empresa de hospedagem similar, você deve encontrar a “instalação com um clique” no painel de controle da conta.

Aqui estão os passos que você deve seguir (deve ser semelhante / mesmo em todas as principais empresas de hospedagem na web):

  • Learn how to make WordPress website1. Log in na sua conta de hospedagem.
  • 2. Vá para o seu painel de controle.
    3. Procure o ícone “WordPress” ou “Website”.
    4. Escolha o domínio onde você deseja instalar seu site.
    5. Clique no botão “Instalar agora” botão e você terá acesso ao seu novo site WordPress.
    Se você não conseguir localizá-lo, veja aqui: Como instalar o WordPress no Bluehost… ou Instalação manual (se necessário)Se por algum motivo estranho (algumas empresas de hospedagem não fornecem um clique para instalar o WordPress) você não tem a opção de instalar o WordPress automaticamente, olhe este guia manual abaixo:Instalando WordPress manualmente (Clique para expandir)
    Pssst – se eles não têm 1-clique-instalação, talvez você está lidando com um host ruim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*