«

»

jun 28

O Que é Compostagem?

Compostagem é a reciclagem da matéria orgânica de origem vegetal e animal (facilmente putrescível), como, por exemplo, restos de comida, podas de árvores, folhas, etc., os quais são transformados em um produto denominado composto.

A compostagem é controlada por atividade microbiológica, que é influenciada pela composição do material de partida (relação carbono/nitrogênio – C/N, idealmente 30/1), aeração (fornecimento de oxigênio) e umidade. As substâncias nutritivas, como carboidratos, aminoácidos, lipídios e proteínas, são rapidamente decompostas pelos microrganismos. Essa reação libera energia na forma de calor e conduz à formação de gás carbônico e água. A decomposição de celulose e lignina forma o material húmico, que pode ser considerado produto final da compostagem, ou seja, o próprio composto.

 

Compostagem Orgânica

A relação C/N considerada adequada para o início do processo é de 30/1. Se a relação for diferente desta, não significa que não ocorrerá o processo de compostagem, apenas o tempo de compostagem será maior.

Por isso, é importante conhecer a relação C/N, manter a umidade por volta de 50% e favorecer uma boa aeração.

Em materiais com relações C/N diferentes de 30/1, devem ser misturados materiais que possam chegar a esta relação recomendada. Por exemplo, se houver muitos vegetais no lixo (relação C/N=13), misturar papel (relação C/N=100).

Segundo dados do IBGE, foram coletadas cerca de 240 mil toneladas de lixo diárias em 1989 no Brasil. Dessa quantidade, geralmente mais de 50% é de matéria orgânica facilmente putrescível, que poderia ser compostada. A compostagem poderia ser feita em usinas, para escala maior, ou nas próprias casas, o que é denominado compostagem doméstica. Com a prática da compostagem domestica, a quantidade de lixo gerado é reduzida, diminuindo assim o lixo a ser recolhido pelos coletores e aumentando o tempo de vida útil dos aterros. A compostagem doméstica é praticada há séculos, particularmente em regiões rurais, por meio do aterramento do lixo orgânico.

O composto é uma fonte de nutrientes e de matéria orgânica estabilizada para ser usado em solos de jardins e hortas, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas