Entrevista com Pajé (Paulo José Lara)

Entrevista com Paulo José Lara, Pajé, sobre midia tática, políticas de comunicação e tecnologia, redes e governo, realizada pelo pesquisador Luiz Carlos Pinto.

OUÇA AQUI >

entrevista_pajeh_parte1

entrevista_pajeh_parte2

QUEM

Paulo José Lara cursa o PhD no Centre for Cultural Studies do Goldsmiths College da Universidade de Londres, onde também atua como pesquisador do Projeto ATACD – A Topological Approach To Cultural Dinamics (Sociology Departament). É mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Renato Ortiz, com o trabalho “Fragmentos das Táticas da Cultura – técnica e política nos usos da mídia”. Tem  interesses de pesquisa na área da cultura em sua relação com a estética, a política e a técnica Tem atuado ainda em vários fóruns de discussão sobre mídia tática.. É um dos a rticuladores da Rádio Muda, de Campinas (SP). Tem experiência com implementação de projetos e ações colaborativas no âmbito da web; é especialista no uso de software livre, sobretudo, para edição de áudio e vídeo.

Luiz Carlos Pinto é jornalista, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federald e Pernambuco. Sua dissertação de mestrado é uma avaliaçao sobre as relações entre o trabalho e o tempo por parte dos profissionais que formam a cadeia da produção de softwares em um dos mais prósperos parques tecnológicos do país, o Porto Digital. Sua tese de emstrado é uma interpretação de fundo gramsciana do programa político das ações coletivas com tecnologias livres. Atualmente é assessor de comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Tem colaborado pontualmente em projetos de apropriação crítica de tecnologias da informação e comunicação, mantém (a duras penas) uma linha de investigação das relações entre política, cultura e tecnologias e edita o blog www.locoporti.blog.br. As entrevistas foram realizadas durante o período de trabalho de campo necessário para a produção da tese.