5ª Semana da Consciência Negra de Camaragibe

#CompartilheCulturaCamaragibe

WhatsApp Image 2017-11-10 at 10.31.35

escrito por Fundação de Cultura de Camaragibe.
Colaboração de Malu Aquino.

A Semana da Consciência Negra de Camaragibe é uma iniciativa da sociedade civil idealizada pelo Movimento Negro Unificado – MNU e Movimento dos Povos Tradicionais da Cidade – MPTC, com a participação da Associação Cultural Abdias do Nascimento – Ascan e do Quilombo Cultural Catucá. O evento chega em 2017 a sua quinta edição com o apoio da Prefeitura Municipal de Camaragibe, através das diretorias de Promoção da Igualdade Racial e Eventos da Fundação de Cultura de Camaragibe. A Secretaria de Educação – SecEd e a Secretaria de Comunicação – Secom também são parceiras nessa empreitada para visibilizar e fortalecer a luta dos afrodescendentes do nosso município, sejam eles de quaisquer segmentos, religiosos ou não, a exemplo dos povos de terreiro e do movimento hip hop.

Conhecido por “Novembro Negro – Camaragibe sem preconceito“, o evento é realizado desde 2013, com atividades durante o mês de novembro. Na primeira edição a Semana da Consciência Negra movimentou mais de dois mil alunos e cidadãos camaragibenses com cine debates no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro. O encerramento da primeira edição se deu com um festival de cultura na Praça do Guarany, na Vila da Fábrica, com a participação de grupos de cultura local e trazendo pra Camaragibe o Afoxé Alafin Oyò e o grupo internacional de Dança Afro Bantu. Nas edições seguintes, além do cine debate, as atividades foram levadas para as escolas municipais e o público infantil também foi contemplado no projeto, com ativades na Penarol Biblioteca Municipal de Camaragibe.

Além de celebrar a resistência do povo negro em Camaragibe, desde o período colonial até os dias atuais, marcados pelo extermínio da população negra principalmente dos jovens, este evento foi criado no intuito de reafirmar a importância de haver igualdade nos palcos e nas políticas públicas para todos os cidadãos independente de raça, cor ou credo. Combater o preconceito, a discriminação e o racismo em todas as suas faces, sobretudo a do racismo religioso, além de fortalecer as políticas públicas de Promoção de Igualdade Racial, pondo em prática a Lei 10.639/03 que trata do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, são os objetivos do Projeto Novembro Negro.

Para semear o propósito da Igualdade Racial no imaginário e na realidade de Camaragibe, serão promovidos quatro dias com atividades que vão desde o debate no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, às oficinas no Parque Camaragibe, passando por contação de histórias e apresentações artísticas.

Galeria de Imagens das Edições Anteriores:

 


 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

* Sexta-feira, 17 de novembro (manhã, tarde e noite)
Cine Debates no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, 167 – Vila da Fábrica, Camaragibe)
Acesso gratuito

Manhã
Filme ESCRITORES DA LIBERDADE (EUA, 2017, Richard LaGravenes)
Facilitador: Anderson Neves
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) da Rede Municipal de Ensino e Ensino Médio da Rede Estadual.

Tarde
Filme BESOURO (BRA, 2009, João Daniel Tikhomiroff)
Facilitador: Cláudio Pinho
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) da Rede Municipal de Ensino e Ensino Médio da Rede Estadual.

Noite
Filme O RAP DO PEQUENO PRÍNCIPE CONTRA AS ALMAS SEBOSAS (BRA, 2000, Paulo Caldas e Marcelo Luna)
Facilitador : Cartel Gangsta Camaragibe + Tiger.
Público-alvo: alunos do Ensino Médio da Rede Estadual.

* Sábado, 18 de novembro de 2017
Local: Parque Camaragibe
Acesso gratuito

14h – Oficina de Percussão (Yuri)
14h – Oficina de Moda (Flávia Giane e Elaine Albuquerque)
14h – Mostra de Ervas
14h – Oficina de Dança (Joel Carlos Francisco )
17h – Mostra Culinária (8 Terreiros de Camaragibe)

* Domingo, 19 de novembro 
Local: Praça da Coimbral (Av. dos Girassóis – Bairro Novo do Carmelo) e Praça do Guarany (Vila da Fábrica)
Acesso gratuito

15h – Apresentação do Movimento hip-hop na Praça da Coimbral (Cypher Voz Ativa com os grupos SDG, Insônia Rap e Peninha Jack)
16h – Cortejo até o DOMINGO NA VILA (Praça do Guarany – Vila da Fábrica) com grupos, entidades, artistas, terminando no palco com falas, poemas e shows do Afrogibe, Nação Camará, Soul do Alto e Coco do Catucá.
17h – Culminância das oficinas de percussão, moda e dança com apresentações artísticas.

Afrogibe em apresentação na 3ª Semana da Consciência Negra no Parque Camaragibe, em 2015

Afrogibe em apresentação na 3ª Semana da Consciência Negra no Parque Camaragibe, em 2015

* Segunda-feira, 20 de novembro
Manhã e Tarde
Cine Debates no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, 167 – Vila da Fábrica, Camaragibe)

Curta Pode me chamar de Nadí
Facilitadora: Moabia Anjos
Contação de Histórias: Moabia Anjos
Contação de Histórias: Moabia Anjos
Acesso gratuito

#CompartilheCulturaCamaragibe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*