Camaragibe nos Museus explora arte e cultura na Região Metropolitana

#CompartilheCulturaCamaragibe

No intuito de aguçar o olhar dos camaragibenses para as artes visuais, e também promover a fruição cultural, a Fundação de Cultura apresenta o seu projeto Camaragibe nos Museus, cujo principal objetivo é promover excursões de grupos (escolas, fóruns, agremiações, quadrilhas, conselhos, artesãs, etc) para os equipamentos culturais de arte e história situados no Recife e região metropolitana. A iniciativa visa trabalhar a capacidade de leitura visual crítica, ampliar a percepção cultural e fortalecer a apropriação dos espaços expositivos existentes nas cidades vizinhas.

22713337_544582532539691_2988434281628423344_o

Os alunos do 1º ano da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (EREM) Tito Pereira Filho, localizada no bairro do Araçá, foram o segundo grupo participante do projeto. No dia 17 de novembro os estudantes visitaram a Galeria Massangana, na Fundação Joaquim Nabuco, com a exposição “Bandeiras da Revolução”, e o Museu do Homem do Nordeste. Em ambos os espaços o grupo pôde discutir a relação entre racismo, estrutura social e a história de Pernambuco através das obras e mediação propostas.

.

A primeira excursão do projeto foi realizada em outubro na exposição “Carimbos” de José Cláudio, no Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães – MAMAM, centro do Recife, levando os participantes da oficina de aquarela ministrada por Simone Mendes. Ainda para o mês de novembro, estão previstos mais dois grupos escolares para as visitações. No dia 23 a Escola Estadual Francisco de Paula Corrêa de Araújo vai conferir a exposição “Potero – O colorista do Brasil” na Caixa Cultural, Recife Antigo, e no dia 29 é a vez da Escola Major Lelio visitar uma exposição fotográfica na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu em Boa Viagem.

Os primeiros agendamentos foram realizados com as escolas, através do e-mail oficinanavila@gmail.com, mas estão sendo aceitas novas propostas dos demais coletivos engajados em participar da iniciativa. Entre em contato com a CulturaCamaragibe e agende a sua visita!

Amauri Lins (Comunicação) com informações de Silvia Tereza (Artes Visuais)
#CompartilheCulturaCamaragibe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*