Alunos da Rede Municipal de Ensino de Camaragibe participam da Sessão Alumiar de Acessibilidade

#CompartilheCulturaCamaragibe
Foto: Thamisa da Hora

Foto: Thamisa da Hora

Nesta terça (06), a Fundação de Cultura de Camaragibe levou alunos da Escola Nova Santana, de Camaragibe, junto com seus familiares, a uma sessão especial com acessibilidade do Projeto Alumiar, no Cinema do Museu, em Casa Forte. No evento, o filme exibido foi “O Garoto Cósmico”, de Alê Abreu. A obra contou com audiodescrição, libras e legendas para surdos e ensurdecidos.

A gestora da escola, Rosimary Nascimento acredita que a ida dos alunos ao cinema foi um momento de acolhida e bastante significativo. “Ao oportunizar lazer e cultura aos estudantes e familiares cria-se um sentimento de pertencimento que aproxima ainda mais a comunidade do cotidiano escolar”, revela. Ela diz também que oportunidades como esta dadas pela Prefeitura de Camaragibe mostram a importância de parcerias entre secretarias e instituições que acolhem todos sem distinção.

O projeto Alumiar oferece um espaço de inclusão social e de cultura para as pessoas com deficiências sensoriais, o que faz do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco o primeiro do Brasil a tornar acessíveis e exibir na sua programação regular filmes nacionais com três modalidades de acessibilidade comunicacional. Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva vai criar um canal de diálogo com profissionais da acessibilidade.

#CompartilheCulturaCamaragibe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*