CRIANÇADA TAMBÉM BRINCA NO CARNAVAL DE CAMARAGIBE 2018

#CompartilheCulturaCamaragibe

A Matinê Infantil será oferecida nos dias 11, 13 e 18 de fevereiro gratuitamente no Palco Bianor, um dos polos do Carnaval de Todas as Nações

por Wagner Souza e Karolina Pacheco

Lulu Araújo, Fada Magrinha, por Lana Pinho

Lulu Araújo, Fada Magrinha, por Lana Pinho

Atenta à diversão dos pequenos durante a festa de Momo, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura, pela primeira vez oferece matinês carnavalescas para a criançada. A programação infantil do Palco Bianor ocorre no domingo (11) e na terça-feira (13), durante à tarde, no palco armado em frente ao Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, bairro no qual também haverá desfile das agremiações da FACC (Federação das Agremiações Carnavalescas de Camaragibe). A programação gratuita conta com nomes como a Fada Magrinha e o grupo infantil camaragibense Aldeia Encantada.

Na apresentação da Fada Magrinha no Domingo de Carnaval (11), a percussionista e cantora Lulu Araújo entoa o frevo, o maracatu, o coco e, utilizando-se do caracaxá, toca até o caboclinho tão bem quisto na Cultura de Camaragibe, referenciando os povos indígenas. Em ritmo de Carnaval são apresentadas diversas músicas infantis já conhecidas, a exemplo de Borboletinha, Baratinha e Sai Preguiça, do Palavra Cantada. Durante anos Lulu tocou o grupo ao lado de sua irmã gêmea Aninha, e há mais de um ano se apresenta como a singular Fada Magrinha e sustenta a preocupação de apresentar músicas com criticidade para o público infantil utilizando-se, inclusive, de instrumentos afro-brasileiros como a alfaia – rememorando quem sabe o tempo em que Lulu e Aninha acompanhavam o mestre percussionista Naná Vasconcelos. “Elas (as crianças) são muito esquecidas quando falamos de se ter cuidado e profundidade, né? Normalmente o que se produz por aí é largado demais, infantilizado e mercadológico demais”, aponta a musicista Lulu. A Fada Magrinha foi selecionada em nossa programação através da Convocatória Artística de Carnaval.

 

Aldeia Encantada na apresentação no Domingo na Vila da Praça de Eventos de Camaragibe em 2017. Foto: Reprodução

Aldeia Encantada na apresentação no Domingo na Vila da Praça de Eventos de Camaragibe em 2017. Foto: Reprodução

Depois de ter feito sucesso com a molecada no Domingo na Vila especial do Dia das Crianças, no ano passado, o grupo infantil Aldeia Encantada se inscreveu na Convocatória Artística do Carnaval 2018, foi selecionada e agora volta para matar a saudade das crianças conterrâneas. “Elas e eles se empolgam à medida que apresentamos um espetáculo musical interativo, com um pouco de teatro, onde estimulamos a pensar sobre a importância da cultura indígena e a preservação da natureza”, afirma Tamyres, vocalista do grupo, que conta também com Wagner Albino (guitarra e vocal), Emanuel Epaminondas (baixo), Tom Roots (bateria) e Betto Sabino (teclado). Será apresentado um repertório baseado no cancioneiro popular infantil, que faz um passeio das sonoridades de Toquinho à Turma do Balão Mágico, reservando também algumas surpresas para o show que será apresentado na Terça-Feira de Carnaval (12).

No domingo (18) pós-Carnaval, antecedendo o tradicional desfile de blocos líricos, os pequenos ainda vão poder cair na folia no Domingo na Vila, que contará com a participação de Pochyua Infantil.  Durante os três dias de festejo, o público poderá conferir desfile de fantasias, o trenzinho da alegria e os concursos de passista de frevo e de fantasias.

MATINÊS DE CARNAVAL

11/FEV – Domingo na Vila Especial de Carnaval (a partir das 16h)

Fada Magrinha

Liloca Infantil (Desfile de fantasias, concurso de passista de frevo, concurso de fantasias, trenzinho da alegria)

13/FEV – Terça de Carnaval (a partir das 16h)

Aldeia Encantada

Liloca Infantil (Desfile de fantasias, concurso de passista de frevo, concurso de fantasias, trenzinho da alegria)

18/FEV – Domingo do Encontro de Blocos Líricos

Domingo na Vila Especial de Carnaval (A partir das 16h)

Pochyua Infantil

Liloca Infantil (Desfile de fantasias, concurso de passista de frevo, concurso de fantasias, trenzinho da alegria)

#CompartilheCulturaCamaragibe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*