Temas da atualidade são analisados em Seminário Cultura e Desenvolvimento

Sobre o evento

Proteger a cultura = proteger as pessoas

O Ministério da Cultura (MinC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promovem o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, no Cine Odeon, entre 21 e 23 de setembro de 2015. O evento irá celebrar os 10 anos da aprovação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e o aniversário de 70 anos da UNESCO, bem como buscará debater as conexões entre diversidade cultural e temas relevantes da atual agenda global, como educação, cidades, ambiente digital, economia e audiovisual. Saiba mais

Palestrantes e Mediadores

Confira a seguir os perfis de alguns palestrantes do Seminário. Programação completa
Uploaded image

Ailton Krenak

Escritor
O ambientalista, escritor e líder indígena brasileiro Ailton Krenak participará da mesa “Conhecimentos tradicionais e Desenvolvimento”, em 22 de setembro, a partir das 15h.
Uploaded image

Avril Louise Joffe

Socióloga
Avril Louise Joffe, nascida na África do Sul em 1958, é socióloga econômica com especialização em estratégia de indústria e políticas com foco em economia criativa e cultural.
Uploaded image

Cristina Amescua Chávez

Antropóloga
A mexicana Cristina Amescua Chávez, pesquisadora do Centro Regional de Pesquisas Multidisciplinares da Universidade Nacional Autónoma de México (Unam), será palestrante da mesa Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória.
Uploaded image

Flavio de Lemos Carsalade

Arquiteto
Flavio Carsalade será palestrante da mesa Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória, em 22 de setembro, a partir das 17h.
Uploaded image

Guilherme Varella

Secretário de Políticas Culturais / MinC
É formado em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Direito, também pela USP. Desde o início deste ano, assumiu a secretaria de Políticas Culturais do Ministério Da Cultura.
Uploaded image

Gustavo Pacheco

Diretor do Departamento de Relações Internacionais (DRI) / MinC
É formado em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com mestrado em Relações Internacionais, também pela PUC/RJ, e doutorado em Antropologia Social, pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Uploaded image

Ivana Bentes

Secretária da Cidadania e da Diversidade / MinC
Ivana Bentes é formada em Comunicação, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.
Uploaded image

Jailson de Souza e Silva

Geógrafo
Jailson será palestrante da mesa “Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social” , em 23 de setembro, a partir das 9h30.
Uploaded image

James Packard Love

Pesquisador
O americano James Packard Love, nascido em 20 de agosto de 1949, é diretor do “Knowledge Ecology International” (KEI) e co-presidente nos Estados Unidos da “Trans-Atlantic Consumer Dialogue” (TACD), comitê político de propriedade intelectual.
Uploaded image

João Brant

Secretário Executivo do Ministério da Cultura
João Brant é Secretário-Executivo do Ministério da Cultura desde fevereiro de 2015.
Uploaded image

José Jorge de Carvalho

Antropólogo
O professor de antropologia da Universidade de Brasília (UnB), José Jorge de Carvalho participará, em 23 de setembro, a partir das 9h30, da mesa “Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social”.
Uploaded image

José Ribamar Bessa Freire

Professor
José Ribamar Bessa Freire será um dos palestrantes da mesa “Conhecimentos tradicionais e Desenvolvimento”, em 22 de setembro, a partir das 15h.
Uploaded image

Juana Nunes

Secretária de Educação e Formação Artística e Cultural / MinC
Historiadora da arte e atriz, a carioca Juana Nunes Pereira é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UERJ.
Uploaded image

Julia Bloomfield Gama Zardo

Jornalista
A jornalista e professora Julia Bloomfield Gama Zardo, doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, participará da mesa “Diversidade Cultural e Economia da Cultura”, dia 22.
Uploaded image

Jurema Machado

Presidenta do Iphan
Nascida em Divinópolis, Minas Gerais, Jurema de Sousa Machado é arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formada em 1980.
Uploaded image

Lydia Hortélio

Musicista
A musicista Lydia Hortélio, com estudos de pós-graduação realizados no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça, será uma das palestrantes da mesa “Diversidade Cultural e Educação”, em 23 de setembro, a partir das 11h30.
Uploaded image

Marcos Souza

Diretor de Direitos Intelectuais / MinC
Marcos Alves de Souza é Mestre em Antropologia pela UnB e integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG.
Uploaded image

Pola Ribeiro

Secretário do Audiovisual / MinC
Atual secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Governo Federal, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Gestão Social pela Escola de Administração da UFBA.
Uploaded image

Raquel Rolnik

Arquiteta
Arquiteta formada pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela University of New York (NYU), Raquel Ronik, participará da mesa “Cultura e Cidades”, em 23 de setembro, a partir das 17h.
Uploaded image

Rodrigo Espina Prieto

Antropólogo
Rodrigo Espina Prieto, cubano, é vice-diretor de pesquisas do Instituto Cubano de Pesquisa Cultural Juan Marinello do Ministério de Cultura de Cuba.
Uploaded image

Sergio Branco

Advogado
Doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o advogado Sérgio Branco será um dos palestrantes da mesa “Cultura e Ambiente Digital”, que ocorrerá em 22 de setembro, a partir das 9h.
Uploaded image

Silvia de Oliveira Cruz

Administradora
Silvia Cruz é a fundadora da Vitrine Filmes, empresa dedica à distribuição de filmes, sobretudo brasileiros. Fundada em 2010 a empresa conta com mais de 40 títulos de longa metragem em seu catálogo.

Últimas notícias

Aqui você fica antenado sobre todas as últimas do Seminário

Entre em contato!

Dúvidas, sugestões? Manda pra gente!
Pular para a barra de ferramentas