Ponto de Cultura

Ponto de Cultura - Rio Claro Cidade Viva

O Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva é financiado através da Secretaria de Cidadania Cultural, pertencente ao Ministérios da Cultura. Através do  Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura promovem o fortalecimento e a potencialização de trabalhos culturais já desenvolvidos. Para entender mais sobre o Cultura Viva acesse: Programa Cultura Viva.

Atualmente o Projeto do Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva encontra-se parado por problemas burocráticos junto ao ministério. Porém, o Centro de Voluntariado nunca deixou de se entender como Ponto de Cultura, levando sua logomarca e sua ideologia em todas as atividades desenvolvidas. Uma nova planilha de trabalho para o Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva já foi aprovada, e a nova proposta de trabalho consiste na formação de um coletivo de Comunicação Popular para trabalhar nas áreas da Cultura Digital, como web-rádio, software livre e audiovisual.

O Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva também sempre esteve presente nas discussões da rede de Pontos de Cultura, entendendo a importância dessa rede inclusive como movimento social de transformação da realidade do país, possuindo um representante na Comissão Nacional de Pontos de Cultura pelo grupo de trabalho ‘Juventude’ na gestão 2008/2010. E atualmente possuindo também um representante na Comissão Estadual (na gestão 2008/2010 pela macro-região Interior, e a partir de 2010, na atual gestão, pela macro-região Campinas). O Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva passou a abarcar uma série de Projetos, calcados em concepções teóricas e práticas desenvolvidas pela coordenação atual, que tenta aprofundar as discussões sobre o papel da instituição em Rio Claro e região como um potencializadora e articuladora das manifestações culturais.

Comments are closed.