Harmonia e Cores – I

music-notes

Querer relacionar nota musical a uma cor, por mais complexo que isso possa ser (e depois de tudo o que já foi colocado em artigos passados, posso afirmar que realmente é) é tarefa simples, se comparado a associação de uma pintura com uma música.

Uma pintura vai muito além de uma disposição de pinceladas em uma tela. Além da técnica usada, existem ainda diversas questões como o tema, o período, influências, a “escola”, e demais outros itens técnicos.

A música também vai muito além do arranjo de notas na pauta, possuindo características similares (que podem ser associadas), mas com uma grande diferença: um quadro é uma representação de um momento! Por mais que se perceba movimento na cena representada, é um retrato estático de um instante.

Pode-se até estar presente mais de uma técnica, estilo, mas ambos estarão coexistindo na mesma representação, de forma simultânea.

Na música, podemos iniciar com uma tonalidade, um andamento e uma intensidade de execução, e no decorrer da peça, tudo pode mudar. Os movimentos de uma sinfonia deixam claro esta transição.

Armadura

Assim, só a armadura de uma partitura (que contém as informações de tonalidade e andamento dos compassos, assim como, quando necessário, a intesnidade de sua execução) poderia ser pensada na tentativa de associação com uma pintura.

A harmonia então, é uma outra história a parte. Se relembrarmos o artigo onde tratamos a questão dos harmônicos emitidos ao tocar uma única nota, imagine quando tocarmos 2 notas! Agora imagine o instante onde tocam x instrumentos de uma orquestra sinfônica!!

Mas não vamos complicar tanto assim, vamos trabalhar com acordes de 3 notas ( o suficiente para definir um acorde maior de um acorde menor).

Vamos ver o que acontece…

A presto,

D.

Veja os apps do autor na App Store

App_store

Veja os livros do autor no iTunes

App_store

Esta entrada foi publicada em Arte, Tencologia e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Harmonia e Cores – I

  1. fabricio disse:

    Ola, Parabens pelos artigos.
    Estou tentando achar as correspondencias das notas com as cores rgb para montar um grafico, vc sabe algum programa ou calculo para chegar por exemplo com o Do central na correspondente cor com sua saturacao e intensidade corretas??

    Obrigado

    • Obrigado pelo seu comentário caro amigo. A explicação dos cálculos para se chegar à frequência da cor e compará-la a de uma nota pode encontrar no post
      Convertendo sons em cores. Encontrará também uma tabela com a relação de uma oitava inteira associada com suas respectivas cores.

      Espero que tenha sanado sua dúvida e que continue acompanhando os posts.

      Abraços,

      D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*