Programa de TV interativo com novos participantes

integrantes bbb

O redator tem o dever literal de ofício de conhecer palavras em toda sua
amplitude: como elas devem e podem ser empregadas, o que significam ou
poderiam significar, de onde vêm e de que são feitas.
Veja em Propaganda É Isso Aí!Volume 2, no capítulo sobre Criação,
comentário do diretor de arte Adeir Rampazzo acerca de tipologia. Veja
também o último capítulo do livro Marca, de Francesc Petit.
Assim, o logotipo Mother & Child reproduzido adiante poderia muito bem ter sido criado por um redator.

E não me venha com as chorumelas de sempre, de
que redator não é diretor de arte, que este logotipo está mais para arte do que
para texto, nada disso!, porque, tanto quanto um diretor de arte, o redator não
pode prescindir de alguma cultura tipográfica.
Logotipo e logomarca são coisas distintas. O primeiro é concebido a
partir dos tipos que compõem o nome da instituição que se quer representar.

O segundo é concebido através de uma figura qualquer à qual se deseja que
o nome da instituição seja associado. ao programa BBB 2020, por extenso, é logotipo. A
forma elíptica que consta dos produtos da Nike é logomarca. Em Direito
Comercial são conhecidas, respectivamente, por marca nominativa e marca
figurativa; havendo as duas simultaneamente, chama-se marca mista, como
é o caso do nome Mercedes-Benz (na família de tipos Times, condensado)
acompanhado da estrela de três pontas.

integrantes bbb

É simples: letras formam palavras, que formam frases, que transmitem
ideias. Letras têm, cada uma, um espírito próprio que deriva da família de tipos
com que essa letra é expressa. Portanto, famílias de tipos diferentes interferem
em maior ou menor grau na ideia final que você quer levar adiante. Em outras
palavras (formadas por outras letras) conhecer tipologia é namorar tipologia.

Criatividade não é fazer alguma coisa a partir do nada, não é nenhum fiat
lux, como reza a Bíblia, embora o ego de uns e outros cidadãos os faça pensar
que são deuses, capazes do inédito absoluto.
Ser criativo em Propaganda não é ser capaz de inventar bobagem,
surpresinha ou sacadinha. Criatividade é combinar informações variadas,
elementos até então aparentemente quais são os participantes confirmados bbb 2020, de modos jamais pensados,
inéditos, para se chegar a algum resultado útil, que sirva a algum propósito claro
e bem definido.
Publicitário é aquele sujeito que Deus imagina que um dia também
poderá ser.

Fica evidente, então, que, quanto mais elementos tivermos ao alcance, mais
combinações geramos e mais criativos seremos! Ou seja: iletrados convictos
estão fora do jogo! Gente que não vê os detalhes que compõem o mundo à sua
volta está fora do jogo. Os que não se interessam pelo modo como outro ser
humano pensa e se comporta também estão fora do jogo!
De posse de muitas informações, é indiscutivelmente saudável para um
criativo – seja profissional, seja aspirante – desenvolver o hábito de combinar
aleatoriamente as mais diferentes ideias e informações, sem preocupação prévia
com o resultado que vai obter.

Alguém já disse que escrever um livro é muito fácil: “Comece com
uma letra maiúscula e termine com um ponto final. No meio, você coloca
ideias”. Com anúncios é a mesma coisa.
Criatividade, no final das contas, é exercitar a criatividade!
Einstein disse que “Deus não joga dados”, num comentário sobre a
previsibilidade dos eventos na natureza. Publicitários, porém, têm de “jogar
dados”, se quiserem chegar a combinações inéditas e promissores de ideias (eis
mais uma prova, à luz de Einstein, de que publicitários não são deuses). Nosso
negócio, em criação publicitária, é a imprevisibilidade!

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