Encceja 2020 vai abrir inscrições em maio

encceja 2020

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências e saberes adquiridos no processo.

encceja 2020

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para o ensino fundamental e para o ensino médio.

As inscrições ENCCEJA 2020 devem ser feitas diretamente pela internet, na página do participante Encceja INEP do MEC.

Encceja 2019 tem recorde de participantes

Mais de um milhão de candidatos de 613 municípios de todo o país realizaram a prova. O número de participantes deste ano é 45% maior do que o de 2018.

No ano passado, 2019, 1.185.945 jovens e adultos realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Foi a maior participação já registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apesar disso, o número representa apenas 39,9% do total de inscritos.

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a ausência é um reflexo da gratuidade do exame. “A lei determina que a gente não cobre das pessoas que fazem a prova. Então é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova. Daí explica também a alta abstenção. O custo para a pessoa não fazer a prova é mínimo”, afirmou.

Apenas duas irregularidades foram registradas durante a aplicação da prova no dia 25 de agosto. “A primeira foi um furto de um veículo dos Correios antes da entrega das provas, mas o veículo foi recuperado pela Polícia Militar, em Mato Grosso do Sul, e os malotes estavam intactos e foram entregues antes mesmo dos portões serem abertos”, explicou Alexandre Lopes, presidente do Inep, órgão responsável pela organização da prova.

O segundo contratempo aconteceu em Sergipe. Uma escola sofreu com falta de energia e os alunos não conseguiram terminar a prova. Nesses casos, a reaplicação será nos dias 8 e 9 de outubro, mesmo período da aplicação do exame para as pessoas privadas de liberdade (PPL).

O que estudar para o Encceja?

encceja-fundamental

O Encceja tem um formato parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas divididas não por disciplinas, mas por áreas do conhecimento. Porém, as provas têm menos questões e são voltadas menos para a seleção de candidatos concorrentes, como um vestibular, e mais para a classificação de candidatos interessados em conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do médio.

Veja abaixo dicas e links para materiais de estudo gratuitos oferecidos pelo Inep:

Encceja do ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS NATURAIS

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

MATEMÁTICA

 

Encceja do ENSINO MÉDIO

CIÊNCIAS DA NATUREZA

CIÊNCIAS HUMANAS

LINGUAGENS

MATEMÁTICA

Calendário para ENCCEJA 2020

Segundo as datas determinadas na última edição, prevemos que:

Inscrições no Encceja 2020 20 – 31 de maio

Solicitações de atendimento especializados 20 – 31 de maio

Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição Em agosto

Consulta Local da prova

Aplicação das provas 25 de agosto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*